Economia Criativa

Eleições 2018

#SouRepórterCorreio

TV Correio

Inaugurações marcam a comemoração de 60 anos do município

Foram entregues um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um Centro Especializado de Atenção a Saúde (CEAS) e outras novidades

43
COMPARTILHE

Novas inaugurações na cidade de Mari, interior da Paraíba, comemoram os 60 anos de emancipação política. Um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um Centro Especializado de Atenção a Saúde (CEAS), a entrega de uma ambulância 0 km e a inauguração do calçamento da rua Justino Rique Ferreira, em cerimônia bastante prestigiada por autoridades e o público.

“A saúde bucal sempre foi renegada e muitas vezes colocada em segundo plano no nosso município. Mas hoje a administração ganha espaço nesse sentido, pois a saúde oral é como a saúde do corpo inteiro, fundamental. (…) Estamos entregando também às novas dependências do CEAS, calçamento e mais uma ambulância 0km”, destacou o prefeito Antonio Gomes.

De acordo com a secretária de saúde, Emanuelle Chaves, o Centro Especializado tem o desafio de ampliar e qualificar a oferta de serviços odontológicos, dando continuidade ao trabalho realizado pela rede de Atenção Básica do município, por meio das Equipes de Saúde Bucal. “Os pacientes serão atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e os casos especiais serão direcionados para o CEO onde ofereceremos o tratamento especializado em cirurgias orais, tratamento de endodontia (popular ‘canal’), tratamento de doenças relativas as gengivas, diagnóstico de câncer bucal e raio X odontológico”, explicou Emanuelle.

Conforme a secretária de saúde, anexo ao CEO funcionará o CEAS, com  especialidades médicas para realização dos atendimentos de ginecologia, dermatologia, cardiologia, urologia, reumatologia, neurologia, pequenas cirurgias, eletrocardiograma e ultrassonografia os quais foram transferidos do prédio do NASF.

Paralelo ao evento, foi realizada uma feira de saúde, oferecendo diversos atendimentos, dentre eles: exames de mamografia para mulheres acima de 35 anos, aconselhamento psicoterapêutico, auriculoterapia, distribuição de kit de higiene bucal, distribuição de preservativos, palestras educativas sobre o uso de medicamentos e prevenção ao mosquito da dengue. Também consultas médicas em pediatria,  urologia e otorrinolaringologia, avaliações odontológicas, nutricional e auditiva e exames de eletrocardiograma para população masculina.

Ao final, foi dirigida aos presentes uma benção especial, pelo Pe. Germano, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Mari.

Notícias mais lidas