Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Incid?ncia de dengue na PB ? alta e alerta para risco de epidemia; uma pessoa morreu este ano

O número de incidência de casos de dengue na Paraíba (casos por 100 mil habitantes) saltou de 73%, em 2014, para 258,98%, em 2105. De 1º de janeiro a 28 de maio, foram notificados 11.914 casos suspeitos de dengue na Paraíba, sendo que menos da metade foram confirmados – 4.105 casos; e 1.680 foram descartados. Uma pessoa morreu este ano, contra cinco em 2014, o que representa uma queda de 80% no número de mortes pela doença, com relação ao mesmo período do ano passado.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) pela Secretaria de Saúde da Paraíba, por meio do Boletim Epidemiológico. Além da dengue, o resultado mostrou informações obre a chikungunya, que teve sete casos suspeitos no estado, de janeiro a maio.

Apesar do aumento do número de casos notificados em relação a 2014, quando foram registrados 4.115 casos no mesmo período, o boletim revela uma redução no percentual de casos confirmados. Enquanto esse ano observa-se 34,46% de casos confirmados, em 2014 esse percentual foi de 48,41%, com 1.992 casos confirmados. Outros 918 casos registrados no ano passado seguem em investigação.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria, Renata Nóbrega, alertou sobre o risco de epidemia de dengue na Paraíba. “Apesar do aumento no número de casos, a incidência da doença registrada na Paraíba está em situação de alerta para possível epidemia, de acordo com o plano de contingência da dengue da SES. Porém, destaca-se que os casos graves devem ser sinalizados, imediatamente, para que sejam evitados óbitos”.

Mapa da dengue na Paraíba

Atualmente, 68 municípios paraibanos (30,49%) estão classificados em epidemia de dengue, conforme preconiza o plano de contingência da Paraíba, ou seja, coeficiente de incidência (número de casos/100 mil habitantes) acima de 300%: Água Branca, Alagoa Grande, Alagoinha, Alcantil, Alhandra, Aparecida, Arara, Areia de Baraúnas, Areial, Aroeiras, Bananeiras, Baraúnas, Barra Santana, Belém, Boa Vista, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cabaceiras, Caiçara, Camalaú, Catolé do Rocha, Caturité, Conde, Cuitegi, Dona Inês, Frei Martinho, Guarabira, Itaporanga, Juarez Távora, Junco do Seridó, Juru, Logradouro, Mãe D’água, Manaíra, Marizópolis, Matinhas, Monte Horebe, Monteiro, Nova Olinda, Ouro Velho, Parari, Pedra Lavrada, Pedro Regis, Piancó, Picuí, Pirpirituba, Pitimbu, Prata, Princesa Isabel, Puxinanã, Remígio, Riachão, Riachão de Santo Antônio, Riacho dos Cavalos, Santa Helena , São Bento, São José dos Espinharas, São José do Sabugi, São José dos Ramos, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra da Raiz, Sertãozinho, Sousa, Tavares, Teixeira, Umbuzeiro, Várzea e Zabelê.

Mortes

Segundo a Secretaria de Saúde, uma pessoa morreu por dengue em Alhandra, na Grande João Pessoa. Oito mortes seguem em processo de investigação; uma em Alhandra; outra em São João do Rio do Peixe, uma em Guarabira, uma em Sousa e quatro em João Pessoa, aguardando o resultado do laboratório do Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, e seguem acompanhados pela área técnica e municípios, conforme preconizado pelo protocolo do Ministério da Saúde.

Febre chinkungunya

Na Paraíba, até a 21ª Semana Epidemiológica, foram notificados sete casos suspeitos de febre, nos municípios de Pombal (1), Alhandra (1), Campina Grande (1), Umbuzeiro (2), Coremas (1) e João Pessoa (1), sendo cinco deles descartados e dois em processo de investigação, aguardando resultado.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.