Moeda: Clima: Marés:
Início Tempo

Inmet coloca toda a Paraíba sob alerta de chuvas e vê ‘grande perigo’ para João Pessoa e região metropolitana

Volume de chuvas deve ser superior a 60 milímetros por hora ou até mesmo acima de 100 milímetros por dia
Inmet, Grande perigo, Chuva
Inmet vê ‘grande perigo’ de acumulado de chuva na Paraíba (Foto: Divulgação)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (31), um alerta vermelho (grande perigo) de acumulado de chuva para João Pessoa, Baía da Traição, Bayeux, Cabedelo, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Rio Tinto e Santa Rita.

O alerta vermelho é o mais severo na escala do Inmet para previsão de eventos meteorológicos. Conforme o aviso, o volume de chuvas deve ser superior a 60 milímetros por hora ou até mesmo acima de 100 milímetros por dia. Há expressivo risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.

A nova classificação ocorre devido às fortes chuvas que atingem Capital e Região desde a madrugada. Segundo a Defesa Civil de João Pessoa, entre meia-noite e 6h foi verificado acumulado de 73 milímetros. Os bairros onde mais choveu foram Cristo Redentor e Altiplano.

Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199). Na Capital paraibana, a Defesa Civil também disponibiliza os telefones 0800 285 9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas.

De acordo com o Inmet, durante o temporal, é recomendável que a população siga as seguintes instruções:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia
  • Observe alteração nas encostas
  • Permaneça em local abrigado
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos

Estado todo sob alerta

O alerta vermelho para a Grande João Pessoa é válido até as 15h desta terça-feira. Se não houver prorrogação do ‘grande perigo’, a região seguirá até as 10h desta quarta-feira (1º) sob alerta laranja (perigo) de acumulado de chuva.

Essa classificação prevê volumes entre 30 a 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia. O alerta laranja inclui outras 71 cidades da Mata Paraibana e do Agreste.

O restante do estado está sob alerta amarelo (perigo potencial) de chuvas intensas. São esperadas chuva de até 50 milímetros por dia e ventos com intensidade entre 40 e 60 km/h em municípios do Agreste e Sertão.

Chuva, João Pessoa
Foto: Divulgação/Inmet

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.