Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Perfil no Instagram relembra histórias e fotos antigas de JP

Fundada em 5 de agosto de 1585, João Pessoa mudou muito desde meados do segundo milênio até os dias atuais. As transformações mudaram a paisagem da capital paraibana, infraestrutura, praias, bairros e edificações. Porém, o exercício de olhar o passado e experimentar a nostalgia de conhecer a cidade “como era antes” motivaram o publicitário Danilo Guedes, de 29 anos, e o advogado Arthur Navarro, de 27, a criarem o perfil @historiasdejampa no Instagram, a fim de compartilhar fotos e textos que mostrem a capital paraibana nos tempos de outrora.

Como funciona?

No perfil, os idealizadores postam fotografias de diversos acervos que mostram a cidade nas décadas de 1930 até os anos 1980 e 1990. Aliado as fotos, um breve texto explica os elementos da fotografia, bem como sua origem. Nos comentários, os seguidores da página alimentam a saudade e a nostalgia. “Como João Pessoa era linda, bucólica e harmoniosa”, relata um dos internautas. Abaixo você confere algumas das postagens.

Arthur e Danilo ainda promovem enquetes e curiosidades nos stories do perfil, onde os seguidores interagem com as curiosidades postadas pelos criadores da página.

Contar histórias

Criada em março deste ano, a página já conta com aproximadamente 1.800 seguidores que crescem a cada dia. Arthur comenta que o desejo surgiu após tomarem conhecimento de outros projetos parecidos de outras cidades brasileiras.

“Porque não contarmos os fatos históricos da terceira capital mais antiga do Brasil? Daí surgiu a ideia de compartilhar os fatos que marcaram história, através de fotografias, por meio do Instagram, em uma tentativa de aproximar o passado da cidade com o presente, atrelada à ideia da valorização dos nossos monumentos arquitetônicos, a exemplo do Centro Cultural São Francisco, um dos primeiros conventos franciscanos do Nordeste“, comenta.

Fotografias

O trabalho de coleta do material se dá tanto através de pesquisas como pelo trabalho dos próprios idealizadores, que também fotografam.

“Sempre coletamos conteúdo em acervos históricos, coleções, bancos de imagens, dissertações de mestrado, livros, periódicos e sites. Também fotografamos, aproveitando para visitar os pontos turísticos da nossa capital, unindo o que já fazíamos, com a montagem do acervo que será compartilhado, tudo no intuito de levar conteúdo de qualidade e retirado de fontes fidedignas para os seguidores”, explica Arthur Navarro.

Confira algumas publicações:

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Feriado? Vou ali pegar o SETUSA! Quem lembra?#HistoriasdeJampa #JoaoPessoa #Paraiba

Uma publicação compartilhada por Histórias de Jampa (@historiasdejampa) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Praia de Tambaú, anterior a construção do hotel que leva o mesmo nome. #HistoriasdeJampa #JoaoPessoa Paraíba

Uma publicação compartilhada por Histórias de Jampa (@historiasdejampa) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Vista aérea do Mercado Central, década de 40. Fonte: Acervo UFPB #HistoriasdeJampa #JoaoPessoa #Paraiba

Uma publicação compartilhada por Histórias de Jampa (@historiasdejampa) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Década de 50. Residencia do Ministro José Américo de Almeida. Hoje funciona a casa Fundação José Américo de Almeida. É nela que se encontram seu tempo e seu espaço: a casa onde morou grande parte da sua vida e seu belo Mausoléu onde descansa juntamente com sua esposa Alice, para a eternidade. No Museu da FCJA, ele, vestido com o fardão da Academia Brasileira de Letras, acompanha-se de suas obras, o que o reveste de venerável imortalidade. Também há registros sobre José Américo enquanto membro da Academia Paraibana de Letras. Além dessas riquezas museológicas, a FCJA dispõe da Biblioteca Dumerval Trigueiro Mendes; e de um rico Arquivo dos Governadores da Paraíba, auxiliado por uma organizada Hemeroteca que sempre continuará noticiando o passado e o presente da vida social e política do Estado da Paraíba. Texto do Prof. Damião Ramos Cavalcanti. Foto Acervo da família Stuckert, .

Uma publicação compartilhada por Histórias de Jampa (@historiasdejampa) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Abertura da BR 230 sob a Av. Epitácio Pessoa. Foto: 1967 Fonte: UFPB #HistoriasdeJampa #JoaoPessoa #Paraiba

Uma publicação compartilhada por Histórias de Jampa (@historiasdejampa) em

publicidade
© Copyright 2025. Portal Correio. Todos os direitos reservados.