Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Instalar ou manusear antenas sem um especialista pode levar à morte

A instalação de antenas é uma das principais causas em que ocorrem acidentes elétricos. Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em média, no Brasil, uma pessoa morre a cada dois dias devido a choques. Na Paraíba, segundo a Secretaria de Saúde, 21 óbitos foram registrados em 2017 e 14 este ano.

Grande parte dos incidentes poderia ser evitada se as ‘gambiarras’ fossem erradicadas. O engenheiro e coordenador de manutenção da Energisa, Sidney Lopes, elencou alguns dos perigos a que as pessoas se sujeitam no dia a dia e indicou as consequências que instalar ou mexer em antenas por conta própria podem gerar.

Choques e descargas elétricas

São enormes os riscos que alguém está sujeito quando opera com eletricidade. O contato com o corpo e as partes energizadas de uma instalação elétrica de baixa tensão produz o chamado choque elétrico.

“Quem manipula fios elétricos corre sérios riscos de choques e descargas, como todo mundo sabe, mas nem todo mundo evita. O metal atrai ainda mais a eletricidade, então quando você manipula a antena, aumenta o risco de ser eletrocutado. O que pouca gente sabe é que só de passar próximo à redes elétricas pode haver descarga. É preciso ficar atento”, explicou Sidney.

Chuvas e tempestades

O perigo pode ser maior ainda se estiver chovendo e havendo tempestades, pois elas também podem causar rompimento de fios elétricos da rede de energia. Nesse caso, todos devem ficar longe da fiação e jamais mexer em antenas. “Não se pode instalar nem fazer manutenção em antenas quando há muito vento e/ou tempestades. O risco de acidentes aumenta nessas situações”, disse.

Risco de morte 

Se o choque for de alta tensão, têm-se o ‘arco elétrico’ que precede de contato, e em geral, leva à morte. A dica do engenheiro é sempre contratar um profissional para evitar que as ‘gambiarras’ prejudiquem o sistema elétrico do imóvel e cause acidentes.

“O ideal é que em qualquer situação se peça ajuda, mesmo que desconfie que seja algo simples. Um choque pode levar à morte ou casar queimaduras severas de terceiro grau”, orientou.

Dicas

No caso de problema nas antenas, chamar um técnico especializado para instalar ou consertar o equipamento é o mais aconselhável. “Escolha um local distante da rede elétrica, pois a simples aproximação das partes metálicas das antenas com os fios pode provocar um choque elétrico. Se a antena encostar nos fios da rede elétrica, jamais tente segurá-la ou retirá-la. Nesse caso, comunique imediatamente à Energisa. Portanto, mantenha uma distância de segurança para evitar acidentes”, aconselhou Sidney Lopes.

Em caso de dúvidas, contate os canais de atendimento da Energisa ou vá até uma agência de atendimento presencial. Você também pode consultar o aplicativo ‘Energisa On’, disponível na Apple Store e Google Play.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.