Moeda: Clima: Marés:
Início Educação

Instituições de ensino superior têm 6,5 mil vagas para o segundo semestre na Paraíba

Três delas ofertam vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outra por processo seletivo
Aulas, Fies, Escolas, Ensino, Ensino superior
Foto: Arquivo/Agência Brasil

As quatro instituições públicas de ensino superior da Paraíba estão com 6.486 vagas em cursos superiores abertas para o segundo semestre deste ano. Três delas ofertam vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outra por processo seletivo. Acompanhe abaixo.

UFPB

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB) publicou o Termo de Adesão à 2ª edição do  Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022. Na UFPB, serão ofertadas 378 vagas em 71 cursos participantes do Sisu.

De acordo com a Pró-reitora de Graduação, Silvana Maciel, estas são as vagas remanescentes dos cursos que participaram do Sisu 1. “Então, o Ministério da Educação sempre lança o Sisu 2, para entrada no segundo período. Nós já assinamos o termo e nós vamos fazer novos cadastros, novas inscrições para esses alunos”, disse.

Do total de vagas, serão 166 vagas ofertadas para ampla concorrência e 212 vagas ofertadas para as cotas (Lei nº 12.711/2012).

Conforme o Edital nº 57 publicado no Diário Oficial da União (DOU) pela Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação, as inscrições para participação no Sisu serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, o qual ficará disponível para inscrição dos candidatos no período de 28 de junho de 2022 até as 23h59 do 1º de julho de 2022, observado o horário oficial de Brasília-DF.

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à segunda edição de 2022 o candidato que tenha participado da edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, e não tenha participado do referido Exame na condição de “treineiro”. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 6 de julho de 2022.

Ainda segundo o documento do MEC, o candidato selecionado deverá realizar sua matrícula ou seu registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado por meio do Sisu, na chamada regular, no período de 13 a 18 de julho de 2022.

Todas as informações sobre o processo seletivo da 2ª edição do Sisu 2022 estão dispostas no Edital nº 57 .

O calendário do segundo período ainda não foi definido pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPB).

UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) divulgou o Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), edição 2022.2. Serão oferecidas 1.535 vagas de graduação distribuídas entre cursos dos campi de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos e Pombal. Os campi de Sousa e Sumé só ofertam vagas no primeiro semestre.

  • Confira aqui o Termo de Adesão.

Também foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o edital do Sisu 2022.2. Confira o cronograma:

– Inscrições: 28/06 a 1º/07/2022;
– Resultado da Chamada regular: 06/07;
– Matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular: 13/07 a 18/07;
– Lançamento das vagas ocupadas na chamada regular: 13/07 a 22/07;
– Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 06/07 a 18/07;
– Disponibilização da lista de espera no sistema do Sisu Gestão: 22/07;
– Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 25/07;
– Lançamento das vagas ocupadas na lista de espera: 25/07 a 30/09/2022.

Dúvidas e informações podem ser obtidas com a Comissão de Processos Vestibulares (Comprov/UFCG).

IFPB

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) está ofertando 1.550 vagas em cursos superiores presenciais e a distância distribuídos entre os campi de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa.

O preenchimento das vagas ocorrerá por meio do Processo Seletivo de Cursos Superiores. Podem se inscrever estudantes que tenham se submetido ao Exame Nacional do Ensino Médio, nas edições de 2021, 2020, 2019, ou 2018.

As inscrições são gratuitas e online no período de 6 a 27 de junho. É necessário preencher o questionário socioeconômico e o formulário eletrônico. Estão sendo ofertados 37 cursos. O candidato poderá indicar duas opções de cursos. Do total de vagas ofertadas, 50% são destinadas as cotas para egressos de escola pública.

A seleção será realizada por meio de análise do desempenho das notas das áreas de conhecimentos: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e de Redação, conforme descritas no boletim de desempenho do Enem. Será computada apenas a edição do Enem em que o candidato tiver obtido a maior nota.

Acesse aqui o edital e demais informações referentes à seleção. O resultado final está previsto para ser divulgado dia 18 de julho.

A Pró-Reitoria de Ensino destaca que o edital foi retificado, devido a uma redução de 40 vagas, com a retirada do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, do campus Princesa Isabel. Este campus continua a oferecer as vagas da Licenciatura em Ciências Biológicas, apenas.

UEPB

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aprovou por unanimidade o Termo de Adesão da Instituição ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) referente ao semestre 2022/2. A UEPB vai ofertar no semestre 2022.2 3.023 vagas para todos os cursos de Graduação existentes nos oito câmpus da Instituição.

A Resolução homologada pelo Consepe estabelece o quantitativo de vagas por cursos, pesos e notas mínimas, para ingresso nos cursos de Graduação da UEPB, tanto nos cursos de Bacharelado quanto nos cursos de Licenciatura, e considera também a Lei nº 12.122 de 09 de Novembro de 2021, que estabelece a bonificação de 10% nas notas do Enem para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas da Paraíba.

A Resolução também estabelece a política de reserva de vagas no âmbito dos cursos da UEPB, tanto nos cursos de Bacharelado como de Licenciaturas, para pessoas negras, indígenas, ciganas, quilombolas, trans (transexuais, travestis e transgêneros), pessoas com deficiência, pessoas oriundas de escolas públicas e pessoas consideradas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que estudaram em escolas privadas com bolsa de estudo integral, conforme definição do Consepe.

Para ingresso em todos os cursos da UEPB ficou estabelecido a quantidade de 400 pontos como a nota mínima obtida no Enem. Eventuais vagas remanescentes ou adicionais serão preenchidas por seleção própria, com critérios definidos em edital publicado pela PROGRAD. O documento aprovado considera que os dados contidos no Termo de Adesão representam a configuração contida nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs, com eventuais alterações, definidas para cada semestre, em conformidade com proposição dos Núcleo Docente Estruturantes (NDEs).

Palavras Chave

Educação

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.