Início Entretenimento

Interatos leva oficina de palhaços e cortejo brincante para CG

O município de Catolé do Rocha, em Campina Grande, recebe, de 25 a 27 de setembro, as ações de circo do projeto Interatos. Nesta quarta (25) e quinta-feira (26), a artista Yeda Dantas ministra a oficina ‘Criação de Palhaço’. Na sexta-feira (27), a partir das 14h, acontece a Montagem de Palhaços, que é aberta ao público e dá início ao Cortejo Brincante e Musical pelas ruas da cidade, com saída no prédio da Secretaria Municipal de Educação e término da caminhada na Praça José Sérgio Maia.

A oficina ‘Criação de Palhaços’ propõe um trabalho de investigação individual dentro de grupo, buscando características exclusivas de cada um que possam ser exploradas na elaboração do cômico e composição de palhaços genuinamente brasileiros. De conteúdo prático e simples, a oficina se desenvolve a partir da criação de um coletivo favorável à criação. A aclamada liberdade do palhaço é exercida pelo aluno, à medida que ganha confiança no coletivo formado com ele.

Yeda Dantas

Atriz, palhaço, diretora, produtora e compositora musical; graduada em Direito pela UFPB e formada em teatro pela Casa das Artes de Laranjeiras – CAL. Paraibana, egressa da Escola Piollin começou seus estudos com Luiz Carlos Vasconcelos nos anos 80.
Radicada no Rio de Janeiro, atuou em vários espetáculos de teatro e, ciclicamente, participa de novelas e especiais de televisão. Programou e coordenou o Teatro Nelson Rodrigues de 1990 a 1996. Agitadora do movimento circense e da folia carioca, em 1999 criou o pioneiro bloco carnavalesco do folião mirim – Gigantes da Lira, atualmente uma tradição da  cidade do Rio de Janeiro, onde seu palhaço, o Doutor Giramundo, tornou-se símbolo, levando às ruas e eventos, milhares de pessoas.

Ministra a oficina da criação de palhaços e participa de mesas sobre circo, carnaval e cultura popular, desde o ano 2000. Roteirizou, dirigiu e produziu os grupos Fuzarca da Lira, Acorde Gigante e Aqualoucos Gigantes, ramificações do Gigantes da Lira.  Atua continuadamente com espetáculos em espaços abertos e fechados, marcando datas do calendário cultural, promovendo eventos de Carnaval, Aleluia, Juninas, Dia das Crianças e Natal, unindo o teatro ao circo e a música, o popular ao erudito, nos mais variados pontos do Rio de Janeiro.

Parcerias

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba realiza, mensalmente, o projeto Interatos, colocando o estado no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país. O evento conta, ainda, com apoio da PBGás e Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo Lavoura de Teatro. Esta edição em Catolé do Rocha conta, ainda, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Instituto Beradêro.

Interatos

Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob gerência de Ângela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, lugar central e seguro que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos. Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A gerência de circo tem à frente Josemberg Pereira e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para jovens, adultos, crianças e bebês.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.