Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Interatos retoma atividades com oficina e apresentação em Cabedelo

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) preparou para o mês de janeiro uma programação de férias com atividades voltadas para diversos segmentos artísticos e culturais. Entre as atividades está a primeira edição do ano do Projeto Interatos Teatro, que concentrará suas atividades no Teatro Santa Catarina, em Cabedelo.

A ação começa com a oficina ‘Caleidoscópio Teatral: Criação Colaborativa’, nestas terça (7), quarta (8) e quinta-feira (9), tendo como ministrante o ator Sávio Farias, coordenador do projeto Corpos de Saia. As inscrições podem ser feitas no local, das 9h às 12h e das 14h às 16h.

O município de Cabedelo recebe, ainda, o espetáculo ‘Como Nasce um Cabra da Peste’, como parte da edição do projeto Interatos Teatro. A apresentação gratuita acontece no dia 18, às 19h, no Teatro Santa Catarina.

Projeto Interatos

Realizado pela Funesc, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Teatro, Dança e Circo Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob gerência de Angela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego. Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A gerência de Circo tem à frente Josemberg Pereira e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para jovens, adultos, crianças e bebês.

Sinopses

Como Nasce um Cabra da Peste – Grupo Agitada Gang. Com direção de Eliezer Rolim e dramaturgia de Altimar Pimentel, o espetáculo faz um apanhado das crendices, superstições, costumes e medicinas mágicas empregadas no interior do Brasil rural através da encenação do ritual do nascimento de mais uma criança no árido e hostil mundo da pobreza nordestina pelas mãos de uma parteira. O texto resgata a tradição oral, o esquecimento, o misticismo, a religiosidade sincrética, a luta pela sobrevivência e a doçura do homem do sertão. A classificação do espetáculo é livre.

Oficina Caleidoscópio Teatral – A oficina traz uma combinação de jogos, atividades e exercícios e objetiva estimular a investigação processual do fazer teatral. Ao mesmo tempo em que se expressa criativamente por meio das ações propostas na oficina, cada participante fará uso de seu imaginário e repertório pessoal para construção de narrativas para a criação de cenas, interagindo de maneira individual e coletiva. Assim, serão trabalhados exercícios de relaxamento e respiração, atenção e concentração, expressão corporal e vocal, improvisação e criação cênica, jogos teatrais, escrita criativa, bem como exercícios de criação de cenas.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.