Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Internauta registra v?deo e foto com queda de raio em JP; Para?ba tem 80 mil por ano

Um internauta registrou uma sequência de raios que atingiram a zona Sul de João Pessoa durante a madrugada desta terça-feira (16). Anderson Alves fez o registro do quarto dele onde mora, no Bairro de Mangabeira. O leitor do Portal Correio conseguiu fazer o clique do momento exato em que um raio atingia o bairro Valentina Figueiredo.Veja vídeo abaixo

“Já passava da meia noite quando os raios começaram e os clarões. Esperei o momento da queda de um e registrei. O raio caiu no bairro Valentina Figueiredo”, contou Anderson Alves. Após os raios, houve uma sequência de trovões e chuva. Não houve registro de feridos pela descarga elétrica provocada pelos raios.

Leia também: Semana terá chuvas a qualquer hora e trovoadas; veja previsão para a PB

Um estudo feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) constatou que a Paraíba tem cerca de 80 mil quedas de raios por ano. Os dados ainda apontam que apesar desse número, o estado ainda ocupa a 25º posição no Ranking geral de incidência anual de raios, em relação a outros estados brasileiros. Na Região Nordeste, de acordo com o Elat, a Paraíba é o oitavo estado com o número de raios por quilômetro quadrado, com 1,39 raios por km²/ano.

Leia mais Notícias do Portal Correio

Segundo o Elat, a Paraíba tem dez cidades com maior concentração de raios. Malta, a 322 quilômetros de João Pessoa, no Sertão Paraibano, conta com uma média de 6,72 raios por quilômetro quadrado ao ano, liderando a lista. Seguida de São José de Espinharas (6,03), Santa Terezinha (5,83), Patos (5,81), São Mamede (5,81), Condado (5,8), Vista Serrana (5,78), Cantingueira (5,5), São Bentinho (5,21) e São José do Bonfim (5,2).

Vídeo da queda dos raios registrado por Anderson Alves:

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.