As mídias digitais trouxeram os grandes e os microanunciantes para o mesmo patamar de competitividade. Se, por um lado, o valor investido em um anúncio numa rede social ainda provoque uma diferenciação, por outro, a possibilidade de especificar o público traz bons resultados com pequenos investimentos. Contudo, fazer marketing digital não dispensa um estudo sobre assunto, e muito menos um planejamento; afinal, rede social é um canal de interação direta com os clientes e com aqueles a quem se há de conquistar.
Estar presente nas redes sociais representa um prospecto de 77% das pessoas que usaram a Internet em 2017. A maior parte delas com um grande potencial de consumo, 84% integrantes da classe A (Cetic.br/TIC Indivíduos 2017). “O evento das mídias sociais foi um acontecimento marcante na sociedade”, frisa Valter Rito, consultor em Marketing Digital e palestrante no ‘Start Now’, evento que será realizado dias 10 e 11 de setembro, em João Pessoa, e terá uma programação intensa voltada para o empreendedorismo.
Marketing Digital exige um planejamento sobre o esforço. O empresário não pode se pautar pelo que está na moda mas seguir o seu plano de marketing e de comunicação. As postagens devem ter um visual atrativo, não ser exclusivamente voltadas para vendas; devem trazer uma solução para o possível cliente. “Eu vou resolver algum problema do meu cliente com esse conteúdo que estou postando? ”, questiona Valter Rito.
O consultor alerta para a instantaneidade das reações dos internautas nas redes sociais: um produto ou um serviço pode se tornar conhecido em pouco tempo, assim como uma marca pode cair em ruína na velocidade de um raio. “Uma página pode ser excluída do Facebook ou do Instagram se não corresponder com as normas dessas empresas. Mas, pior do que isso é a repercussão negativa de uma postagem, ou de uma resposta. A gafe se prolifera incontrolavelmente e a marca fica suja por muito tempo na mente das pessoas”, explica Rito.
Em sua percepção, a mídia digital, tão exaltada atualmente, não exclui a tradicional. “As duas andam em conjunto, cada uma com suas características próprias. Usá-las, ou não, depende do planejamento. As mídias digitais apresentam mais oportunidades, onde o anunciante pode escolher quem ele quer que veja o seu conteúdo, além de mais acessíveis. Mas eu vejo que as mídias tradicionais terão de se adaptar aos hábitos das pessoas. A sociedade passou e passa por um processo profundo de transformação”.
No Start Now, Valter Rito trará a vivência em tendências digitais para impulsionar vendas. Os participantes se envolverão com as novas técnicas que auxiliam o esforço de vendas: “Tendências do marketing digital para impulsionar negócios”.
* Texto de Márcia Dementshuk, especial para o Portal Correio