Moeda: Clima: Marés:
Início Esportes

Invicto há seis jogos, Piza dá outra cara ao Botafogo-PB

Sem perder há seis jogos e praticamente classificado as quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-PB atravessa uma grande fase. E muito disso deve-se ao trabalho do técnico Evaristo Piza, que chegou sob a desconfiança da torcida e da imprensa, mas em pouco tempo reergueu o clube na competição nacional.

Apresentado no dia 12 de junho, poucos dias após a saída de Leston Júnior, Evaristo Piza assumiu o Botafogo desacreditado e com apenas 12 pontos na tabela após nove rodadas disputadas. Com ele no comando, o time entrou em campo oito vezes e somou 13 pontos, fruto de três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, levando o time ao G-4. O aproveitamento do time subiu de 44,4% para 54,1%.

Além dos resultados, o Botafogo de Piza é muito mais equilibrado em campo. O técnico encontrou a formação ideal no 4-2-3-1 e o time vem numa crescente muito grande nesta reta final.

A equipe marca poucos gols, foram apenas oito em oito partidas, mas em compensação é pouco vazada. Com ele no banco de reservas, o Alvinegro da Estrela Vermelha só levou cinco gols, uma excelente média de 0,62 por partida. Antes de empatar em 1 a 1 com o Globo-RN, no último domingo, o sistema defensivo do Belo vinha de quatro partidas sem levar gol.

Com a boa fase, o ambiente no Centro de Treinamento da Maravilha do Contorno é bem mais leve que em outrora. Alguns atletas que não vinham muito bem na temporada, como os laterais Gedeílson e Fábio Alves, além do zagueiro Gladstone, cresceram de rendimento e estão sendo importantes na arrancada final.

Faltando apenas uma rodada para o término da primeira fase, o Belo ocupa a quarta colocação, com 25 pontos, e precisa apenas de um empate diante da Juazeirense, sábado (11), no Almeidão, para assegurar a vaga. No entanto, o time pode se classificar até mesmo com derrota, desde que o Confiança-SE não vença o Globo tirando uma diferença de seis gols de saldo.

Visão

O técnico também tem acertado na hora das substituições. Nas últimas duas rodadas, atletas que saíram garantiram pontos ao time. Diante do Atlético-AC, Leandro Kivel entrou no segundo tempo e fez o gol da vitória do Belo. Já contra o Globo, Nando entrou e fez o tento que garantiu o empate.

*Por Allan Hebert, do Jornal Correio.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.