Início Notícias

IPC demora até 50 dias úteis para entregar RGs

Após a divulgação, nessa quarta-feira (24), de que o agendamento para tirar a primeira ou segunda via da carteira de identidade civil pode ser feito semanalmente nas Casas da Cidadania, o Portal Correio recebeu reclamações de que o órgão não estaria cumprindo os prazos de entrega. As reivindicações têm total fundamento, já que o prazo chega a ser de até 50 dias úteis. Considerando que o mês tem, em média, 20 dias úteis, a demora pode chegar a três meses.

“Fiz o novo RG no dia 30 de novembro de 2017 e me entregaram um papel para retirar no dia 22 de janeiro de 2018. Chegando à Casa nessa terça (23), o novo documento ainda não estava lá e sem previsão de chegada”, disse um leitor.

Em outro caso de reclamação, o leitor afirma que “é realmente um absurdo. Disponibiliza esses agendamentos, mas entregam com quase 3 meses, a maioria de quem está fazendo é por alguma necessidade de utilizar a mesma, alguns porque foram roubados, outros por ter perdido ou ter extraviado. Quase tudo que vamos fazer precisamos dos documentos. Mas como? Se é essa demora pra entregar?”, reclama.

A assessoria da Casa da Cidadania informou que o prazo médio para entrega dos documentos é de 50 dias úteis.

O Instituto de de Polícia Científica (IPC), responsável pela emissão dos RGs, disse ao Portal Correio que os prazos para a entrega dos documentos estão ultrapassados por causa da alta demanda do início do ano, período de férias.

Segundo o órgão, além do aumento de pedidos, a demora acontece por causa do monitoramento. “Tivemos que dilatar o prazo em decorrência do exagero de solicitações de urgências. A demora também acontece em virtude de buscarmos a emissão desse documento com segurança jurídica, evitando fraudes”, disse o chefe do núcleo de identificação civil e criminal do IPC, Marcos Lacet.

O coordenador das Casas da Cidadania Camilo Franco disse que o programa recepciona, agenda e coleta os dados da população que quer emitir a carteira, mas que é o IPC que confecciona e repassa para que seja feita a entrega.

Agendamento

O agendamento para emissão do RG na Paraíba deve ser feito somente pela internet, no site do governo do Estado. Segundo a coordenação das Casas da Cidadania, 1 mil vagas são abertas toda segunda-feira (24) e o agendamento fica aberto das 9h às 16h ou até todas as vagas serem preenchidas.

Fora desse horário e em outro dia da semana, não é possível fazer o agendamento.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.