Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Iphaep rejeita projeto que iria revitalizar Cine Capitólio

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) embargou o projeto de revitalização do Cine Capitólio, em Campina Grande, nessa sexta-feira (27). Em maio desse ano, o instituto tinha firmado um acordo com a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) para tomar as medidas necessárias para a reforma do prédio, que corre o risco de desabamento.

Na reunião, o Iphaep chegou a aceitar o projeto da prefeitura e assumiu a responsabilidade de colocá-lo adiante. O projeto apresentava a proposta da edificação de um centro cultural no local; nele deveria conter cinema, livrarias, lojas, lanchonetes, restaurantes e outras atrações. A mudança promoveria a preservação do local, que atualmente está abandonado.

“Esse projeto foi retirado desde a gestão passada, nós (PMCG) só demos uma formulada e passamos ao Iphaep, que tinha aceitado o projeto na última reunião,” relatou o procurador-geral do Município.

“Isso se deu por questões políticas. A gente lamenta profundamente pelo simples fato de não terem encontrado uma saída e resolverem o problema”. O procurador ainda considerou que os motivos apresentados pelo embargo são fúteis. “As justificas são as mais frívolas possíveis,” continuou.

O secretário de Planejamento e Obras de Campina Grande, André Agra, falou sobre as medidas que podem ser tomadas após essa decisão que rejeita o projeto. “Ou a prefeitura toma a decisão de judicializar essa questão, já que se esgotaram nossas possibilidades, ou deve fazer outro projeto,” colocou ele.

O Portal Correio entrou em contato com o Iphaep para saber o posicionamento e motivos do instituto para tomar esta medida, mas até o momento desta publicação não obteve retorno.

O Cine-teatro já foi palco de grandes apresentações artísticas e culturais, tanto a nível estadual como nacional, mas há anos é inutilizado. Atualmente o local está à mercê de pichações e sua estrutura está degradada.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.