A cidade de João Pessoa completa 437 anos nesta sexta-feira (5), cheia de ricas histórias e locais únicos que se descritos em qualquer lugar são logo relacionados à Capital.
O dia 5 de agosto tem três comemorações: fundação da Paraíba, fundação de João Pessoa e Nossa Senhora das Neves, que é a padroeira da Capital.
Em 2015, a Lei estadual nº 10.601 instituiu o dia 5 de agosto como feriado estadual e data magna do Estado da Paraíba. De autoria da deputada Estela Bezerra, a lei foi sancionada pelo então governador do estado, Ricardo Coutinho.
Para completar as comemorações do dia, o Portal Correio lista abaixo 10 locais que são marcantes para a identidade de João Pessoa. Veja abaixo e deixe nos comentários sua história para cada um deles.
Localizado na Avenida Pedro II, em João Pessoa, o mercado é ponto de encontro da população, principalmente na hora das compras. Com ampla diversidade de produtos, o Mercado Central de João Pessoa tem ainda gastronomia local.
É onde João Pessoa começou. Diferente das outras capitais nordestinas, a cidade tem o marco zero no Centro Histórico, às margens do Rio Sanhauá.
Com 182,3 metros, o Tour Geneve é o edifício mais alto da parte norte do Brasil. Construído no bairro Altiplano, foi inaugurado em 2018 e é o sexto mais alto do país, com 54 pavimentos divididos em usos residencial, comercial e empresarial.
Os quatro maiores corredores de João Pessoa colaboram com o deslocamento de milhares de pessoenses diariamente, para vários bairros.
Epitácio e Beira Rio conectam o Centro à orla, a Avenida Cruz das Armas corta o bairro de mesmo nome para ligar a área central à Zona Oeste, e a Pedro II permite o acesso do Centro aos bairros da Zona Sul.
Uma curiosidade: a Avenida Beira Rio tem esse nome porque passa às margens do Rio Jaguaribe, mas, na verdade, é batizada originalmente de ‘José Américo de Almeida’.
O colégio estadual Liceu Paraibano foi fundado em 1836 para que a elite local não precisasse mais se deslocar até Recife para estudar. Fica no Centro da cidade.
Casa de grandes partidas do futebol local e nacional, o estádio José Américo de Almeida (Almeidão) também já recebeu shows e outros eventos de grande porte. Está localizado no bairro do Cristo, na Zona Oeste de João Pessoa.
O bairro de Mangabeira, na Zona Sul de João Pessoa, é o maior do estado. Com cerca de 80 mil habitantes, se fosse uma cidade, estaria entre as cinco maiores da Paraíba.
O Parque da Lagoa fica no Centro da cidade e garante a oportunidade de aproveitar também essa parte da Capital, em um lazer que antes era mais restrito à orla. Arborizado, o Parque sedia eventos, serviços e tem áreas de lazer para toda a família.
A orla de João Pessoa está entre as mais belas do Brasil. São 24 km de extensão e nove praias: Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa, Seixas, Penha, Arraial, Sol e Jacarapé.
O Farol do Cabo Branco está sobre uma falésia no bairro de mesmo nome, à beira-mar da Ponta do Seixas. O equipamento foi inaugurado em 1972 e tem como modelo a planta do sisal, responsável por um período de prosperidade econômica da época.