Início Trânsito

João Pessoa e Campina Grande criam esquema especial de trânsito e reforçam linhas de ônibus para dias de provas do Enem

Semob e STTP colocarão agentes nas ruas para fiscalizar locais de prova mais movimentados
Centro Operacional Semob-JP
Agentes farão monitoramento de trânsito por câmeras e próximo aos locais de provas (Foto: Secom-JP)

Para garantir o deslocamento dos candidatos que vão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (21) e no próximo (28), os órgãos de mobilidade urbana de João Pessoa e de Campina Grande prepararam esquemas especiais de trânsito e anunciaram o reforço de linhas de ônibus. O Portal Correio separa, nesta publicação, tudo que os estudantes precisam saber para evitar problemas no deslocamento aos locais de prova.

João Pessoa

Na Capital, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) escalará profissionais para monitorar os locais de prova com maior movimentação. Nos dois dias de Enem, a fiscalização do fluxo viário terá início às 6h, tanto nas ruas quanto no Centro Operacional de Trânsito e Transporte (Cott).

“Estaremos com 50 agentes de mobilidade de plantão para agilizar a circulação no entorno dos locais de prova. Além disso, lembramos a todos que aos domingos a faixa de ônibus é liberada para qualquer condutor e, com certeza, isso facilitará no deslocamento de quem optar por ir de carro ou moto”, explicou George Morais, superintendente da Semob-JP. 
 
A expectativa é de que entre os locais de prova mais movimentados estejam: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Castelo Branco; Unipê, Água Fria; Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Jaguaribe; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), Av. Walfredo Leal, Tambiá; Faculdade Maurício de Nassau, Av. Epitácio Pessoa; e Lyceu Paraibano, Centro.

Ônibus

A operação considerada típica de domingo, com 37 linhas, será ampliada para 42 nos horários que antecedem e encerram as provas, ou seja, entre 9h40 e 12h e entre 15h40 e 18h.
 
As linhas 517, 521, 502, 523, 5120 e 003, que geralmente não rodam, estarão ativas, aumentando de 103 para 113 ônibus em circulação e, ainda, o número de viagens, de 627 para 651.

Além destas linhas extras, também a 401, que circula aos domingos, será reforçada com 2 viagens extras.

Para conferir todos os detalhes sobre linhas e itinerários na cidade, a Semob-JP recomenda que os usuários de ônibus acessem o site servicos.semobjp.pb.gov.br.

Campina Grande

Na Rainha da Borborema, serão disponibilizadas equipes de agentes nos principais polos geradores de tráfego das vias da cidade. A operação terá início a partir das 11h. Entre os pontos que serão monitorados estão os campi das universidades federal e estadual e as sedes das faculdades Uninassau e Facisa, além de colégios, como o Estadual da Prata.

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) alerta que para evitar quaisquer transtornos de última hora os condutores de veículos devem iniciar seu trajeto com antecedência e procurar rotas alternativas para os locais de provas.

Ônibus

As linhas 044, 004, 004A, 090A, 090B, 092, 263, 303, 333, 555, 660, 903B e 955 vão atender os principais locais de aplicação. Essa frota especial contará com 18 veículos e operará das 10h30 até as 13h30 e depois das 17h até as 19h.

As ordens de serviços já foram encaminhadas para as empresas de transporte coletivo e o Terminal de Integração também funcionará neste mesmo horário, inclusive com a presença de fiscais, que poderão tirar dúvidas dos usuários.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.