Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

João Pessoa e Campina Grande fazem Dia D de vacinação contra sarampo e influenza neste sábado (26)

Secretaria de Estado da Saúde recomenda que todos os 223 municípios paraibanos façam o seu Dia D
Vacinação, Sarampo
Foto: Sérgio Lucena/Secom-JP

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, neste sábado (30), o Dia D para as campanhas de vacinação contra o sarampo e a gripe (Influenza). A pasta recomenda que todos os 223 municípios paraibanos façam o seu Dia D. Em João Pessoa, a ação acontecerá em mais de 100 postos, a partir das 8h. Em Campina Grande, serão abertos 50 postos de imunização, sendo um drive-thru, também a partir das 8h.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou em João Pessoa, na tarde desta sexta-feira (29), da abertura oficial da mobilização. Ele convocou a população para atualizar o cartão de vacinação. “O programa de imunização é historicamente uma das principais políticas públicas brasileiras. Tenho certeza que poderemos contar também com o envolvimento da população, assim como ocorreu com a Covid-19”, afirmou. 

DIA D DE VACINAÇÃO EM JOÃO PESSOA

8h às 12h

  • Centro Municipal de Imunização (CMI) – Av. Rui Barbosa, Torre
  • Unidades de Saúde da Família (USF)
  • Policlínicas Municipais de Saúde

8h às 16h

  • Estacionamento do Shopping Mangabeira (pedestres e drive thru)

DIA D DE VACINAÇÃO EM CAMPINA GRANDE: confira lista de locais

O público-alvo da vacinação contra sarampo será composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e os trabalhadores de saúde (atualização da caderneta vacinal). Todos os trabalhadores de saúde, independente da idade, devem ter as duas doses da vacina Tríplice Viral.

O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente, em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias. A infecção, que já havia sido erradicada, voltou a acontecer desde 2018. É preciso melhorar as coberturas para que se tenha uma população imunizada e livre da doença.

No caso da imunização contra gripe (Influenza), o público-alvo é formado por idosos com idade acima de 60 anos, trabalhadores de saúde e crianças a partir de seis meses. De acordo com o Ministério da Saúde, é preciso ter, no mínimo, 90 % da cobertura vacinal em cada grupo, evitando assim o surgimento de casos. Mesmo quem se vacinou, no ano passado, deve se vacinar novamente este ano, pois, a cada ano, as cepas são renovadas.

“O objetivo do ‘Dia D’ é aumentar o número de pessoas vacinadas já que estamos tendo baixas coberturas, mesmo com as duas campanhas iniciadas no último dia 4 de abril”, explica a assessora técnica do Núcleo de Imunização da SES, Milena Vitorino.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.