Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

João Pessoa inicia vacinação contra gripe em instituições de longa permanência

Idosos são mais suscetíveis ao surgimento de algumas doenças infectocontagiosas, principalmente as do aparelho respiratório
Vacinação
Foto: Divulgação/Secom-JP

A Prefeitura de João Pessoa iniciou, nesta quarta-feira (20), a vacinação que previne contra influenza em instituições de longa permanência. Além dos idosos que vivem nas instituições, também receberão as doses dos imunizantes os trabalhadores de saúde dos locais. Para os trabalhadores de saúde, também será ofertada a vacina que previne contra o sarampo, com intuito de atualizar a situação vacinal.

“Levando em consideração esse grupo prioritário, todos os anos fazemos esse trabalho de imunização junto às instituições de longa permanência e, nestes locais, ampliamos a vacinação para todos os trabalhadores de saúde que prestam serviço, criando um bloqueio contra a doença e ampliando a proteção dos idosos”, explicou Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Por conta das alterações imunológicas ocorridas ao longo do processo natural de envelhecimento, os idosos são mais suscetíveis ao surgimento de algumas doenças infectocontagiosas, principalmente as do aparelho respiratório. Dessa forma, esse grupo, que é prioritário, deve se conscientizar sobre a importância da vacinação e participar das campanhas, principalmente a da gripe.

“Vale destacar que a vacinação em idosos reduz as internações e o risco de morte causados por doenças cardíacas, cerebrovasculares, pneumonia ou influenza – infecção viral aguda do sistema respiratório”, completou Virgolino. Nessa ação, além da vacinação que previne contra a gripe, está sendo ofertada também a vacina que previne contra Covid-19 para quem está com as doses em atraso.

Ainda de acordo com o calendário do Ministério da Saúde, além da campanha de vacinação contra gripe, há outras vacinas disponíveis para pessoas acima de 60 anos: Hepatite B – três doses, de acordo com a situação vacinal, e Dupla adulto (DT) – reforço a cada 10 anos.

Vacinação nas instituições

Dentro desse grupo, devem receber a vacina os idosos e trabalhadores de 16 instituições de longa permanência localizadas na Capital. A ordem de vacinação acontecerá conforme agendamento da instituição junto à Seção de Imunização, bem como o repasse da lista contendo o quantitativo e o nome dos trabalhadores e dos residentes de cada local.

Palavras Chave

João PessoaSaúde

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.