Início Cultura

João Pessoa recebe monólogo ‘Cartas Libanesas’; ingressos são gratuitos

Espetáculo trata de forma poética dos desafios da imigração e da luta daqueles que deixaram seus países de origem
Cena do monólogo ‘Cartas Libanesas’ (Foto: Divulgação)

João Pessoa recebe, de sexta (15) a domingo (17), sessões virtuais do espetáculo “Cartas Libanesas”. Os ingressos são distribuídos gratuitamente pela plataforma Sympla ou pelo site www.cartaslibanesas.com.br. Há opção de transmissão com tradução em Libras.

De autoria de José Eduardo Vendramini e direção de Marcelo Lazzaratto, “Cartas Libanesas” é a história de um mascate, contada por um ator mascate que resgata suas próprias histórias para refletir sobre a imigração. A versão virtual tem direção de vídeo de Flávio Barollo e roteiro de Eduardo Mossri, Karen Menatti e Flavio Barollo.

Construído em 2009, a partir de cartas que a avó recebia do avô de Eduardo, com a contribuição de relatos verídicos de outros imigrantes libaneses, o monólogo conta a história de Miguel, um jovem libanês que vem para o Brasil com o intuito de prosperar e voltar à sua terra, onde deixou sua esposa grávida. Ao mesmo tempo em que se encanta com o Brasil, o personagem precisa enfrentar o preconceito, as dificuldades com a língua e a saudade da família e da terra-mãe. Após anos de sofrimento e trabalho, Miguel decide convencer a mulher a vir morar com ele no novo país.

“Em todo trabalho que eu faço, meu grande objetivo é fazer com que ele possa circular, gosto de ver ele chegar aos mais diferentes públicos, inclusive visando sair do eixo Rio – São Paulo. Infelizmente uma pandemia mundial inviabilizou essa circulação presencial, mas assim como toda a classe artística, fomos desafiados a arranjar formas de seguir e, essa versão de “Cartas Libanesas” online é uma resposta a isso, criando uma obra totalmente inédita e tão potente quanto. E quando for possível, voltaremos a encher teatros e a circular nos mais diferentes estados. Esse desejo em mim não muda!”, diz José Eduardo Vendramini.

O espetáculo tem trilha inédita composta especialmente por Gregory Slivar e figurino de Fause Haten, e sua narrativa tangencia temas políticos, como a imigração e os choques culturais que formam o Brasil, mostrando a importância da trajetória de grupos de outras nações na formação do país.

Em tempos em que questões imigratórias estão tão fortes, “Cartas Libanesas” é uma história de amor e gratidão a todos aqueles que imigraram e enriqueceram a nossa identidade cultural.

Atrações extras

Além das apresentações online, a turnê contemplará ainda o bate-papo on-line “Prosa com o Ator”, um diálogo informal entre o ator Eduardo Mossri e um representante de cada estado por onde a peça circulará.

Em João Pessoa o bate-papo será no dia 13 de outubro, via plataforma Zoom, tendo como convidado o ator Buda Lira, e a discussão será baseada em temas presentes no espetáculo, como: imigração, memória, ancestralidade, identidade e direitos humanos.

Outra atividade será o Workshop “O Ator Contador de Suas Memórias”, a ser realizado no dia 14 de outubro, das 19h às 22h, tendo como público-alvo atores e não atores, a partir de 18 anos, residentes na Paraíba.

No workshop, o ator Eduardo Mossri relaciona a sua pesquisa no processo de criação do espetáculo “Cartas Libanesas”, para promover o resgate de histórias pessoais e a escrita dramática, como estímulo do imaginário pessoal e criativo do ator.

A ideia é compartilhar com estudantes, atores profissionais ou não profissionais, algumas dinâmicas, jogos e técnicas que possam contribuir na reflexão de suas próprias experiências, memórias e ancestralidade, como um dos caminhos no fazer teatral.

As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas no site www.cartaslibanesas.com.br.

Palavras Chave

CulturaInternetTeatro

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.