Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

João Pessoa registra duas mortes e 14 casos por meningite em 2023

Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus ou por bactéria
Influenza
(Foto: Secom-PB)

A capital da Paraíba, João Pessoa, tem enfrentado um surto preocupante de meningite em 2023, com 14 casos registrados e duas mortes decorrentes da doença. Seis desses casos ocorreram em crianças.

Os dois óbitos registrados em João Pessoa ocorreram em crianças, aumentando ainda mais a preocupação sobre a doença. Uma das vítimas tinha apenas dois anos de idade, enquanto a outra criança tinha seis anos.

Segundo a secretária de Saúde, todos os casos confirmados estão tendo todo o acompanhamento da Secretaria. Além disso, para as pessoas que tiveram o contato com as pessoas infectadas pelo vírus estão passando por tratamento antecipado, sejam famílias ou nas escolas. Não houve casos secundários da doença.

As vacinas contra a doença faz parte do calendário básico de vacinação do estado. “É necessário que os pais se conscientizem disso e que leve seus filhos para fazer a vacina de rotina, pois vai ajudar um maior agravante da doença já que a meningite é uma doença letal”, afirma Janine Lucena, secretária interina da Saúde de João Pessoa.

As autoridades de saúde estão monitorando de perto a situação e fornecendo informações atualizadas à população para ajudar a prevenir a propagação da meningite em João Pessoa. Nesta sexta-feira (15), será feita um dia D para convocar a população para levar os filhos para se vacinar.

Menigite

A meningite é uma infecção que afeta as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e pode ser causada por vírus, bactérias ou outros micro-organismos. Ela é conhecida por seu potencial devastador, especialmente em casos graves não tratados a tempo.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece na assistência preventiva as vacinas contra as formas mais graves de Meningite, que são: Meningite tipo C (a proteção está contida na vacina Meningo C); Meningite por pneumococo (a proteção está contida na vacina Pneumo 10); Meningite por Haemophilus influenzae (a proteção está contida na vacina Pentavalente) e a Meningite tuberculosa (a vacina BCG protege contra a meningite tuberculosa).

O Calendário Nacional de Vacinação contempla a prevenção contra meningite para todas as fases da vida. A meningocócica C está disponível para crianças três e cinco meses, com o reforço aos 12 meses de idade. Para ampliar a cobertura, a Meningo C também está disponível temporariamente para crianças de 5 a 10 anos (até julho de 2023) e adultos (desde que sejam trabalhadores da saúde). Já a vacina meningocócica ACWY foi ampliada e será ofertada temporariamente para adolescentes de 11 e 14 anos. A ampliação tem como objetivo reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.

Públicos da vacina contra meningite

Meningite tipo C (a proteção está contida na vacina Meningo C):
– crianças (1ª dose aos 3 meses; 2ª dose aos 5 meses; e reforço entre 12 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias); Até julho, a vacina está disponível para crianças de 5 a 10 anos;
– adolescentes entre 11 e 14 anos – 1ª dose com a ACWY.

Meningite por pneumococo (a proteção está contida na vacina Pneumo 10):
– crianças (1ª dose aos 2 meses; 2ª dose aos 4 meses; e reforço entre 12 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias).

Meningite por Haemophilus influenzae (a proteção está contida na vacina Pentavalente):
– crianças (1ª dose aos 2 meses; 2ª dose aos 4 meses; e 3ª dose aos 6 meses).

Meningite tuberculosa (a vacina BCG protege contra a meningite tuberculosa):
– crianças, ao nascer.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.