Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

João Pessoa registra queda no número de novas transmissões de ISTs

Saúde acredita que dados podem não refletir a realidade, já que muita gente deixou de procurar os serviços de testagem durante a pandemia

O número de novas notificações de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) caiu 50,3% em João Pessoa entre 2019 e 2020. São consideradas ISTs HIV/Aids, sífilis, sífilis congênitas e hepatites virais.

De acordo com dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), a maior redução foi nos casos de HIV/Aids e hepatites virais. Em 2019, João Pessoa registrou 139 notificações. Em 2020, foram apenas 16, demonstrando uma redução de 88,4%. Por outro lado, há um dado alarmante: a transmissão do HIV a gestantes aumentou 50%, passando de 22 notificações em 2019 para 33 em 2020.

Para a chefe da Seção de IST/AIDS, Iris Mariano Barros, a baixa nos números gerais de infecções podem não refletir a realidade. Ela acredita que muitas pessoas podem ter deixado de procurar os serviços de testagem pela restrição de mobilidade durante a pandemia do novo coronavírus. Os serviços nunca deixaram de funcionar, nem mesmo na fase mais rígida do isolamento social, mas a procura pelos exames foi atípica.

“Esse ano estamos buscando melhorar essa situação dos dados e do sistema de informação. Mas, na realidade, o que apresentou é algo que de uma maneira geral sofreu um impacto muito forte depois da pandemia”, avalia Iris Maria.

A população pode entrar em contato com a Secção de IST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3214-7942 para tratar sobre testagem, orientações e distribuição de preservativos.

Foco na prevenção

As infecções transmitidas por relação sexual são causadas por mais de 30 vírus e bactérias através do contato, sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada. A coordenadoria de DST/AIDS de João Pessoa mantém a política pública de distribuição de preservativos masculinos e femininos nas Unidades Básicas de Saúde da Família (USFs), Policlínicas Municipais e nos SAE/CTA-JP.

“O uso de preservativo é o método mais seguro e eficaz na prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, mas também previne a gravidez não planejada”, lembra o coordenador do serviço, Lucas Veloso, que alerta também para os cuidados com a conservação do produto, observando possível violação e validade.

Se expôs? Faça o teste.

Caso o indivíduo se exponha a uma relação sexual sem uso de preservativo, é importante realizar o teste rapidamente, pois o diagnóstico precoce de ISTs ajudam na eficácia do tratamento. A rede municipal de saúde pública oferece diariamente o serviço de testagem para HIV/Aids e outras ISTs, como sífilis, hepatites B e C. O serviço é realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA-JP).

Testes rápidos podem ser feitos de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 12h30. O usuário pode comparecer ao local espontaneamente, sem necessidade de encaminhamento médico. O CTA-JP funciona no prédio da Policlínica Municipal de Jaguaribe, localizada na Rua Alberto de Brito, s/nº.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.