Moeda: Clima: Marés:
Início Esportes

João Pessoa sedia Pan-Americano de Karatê neste fim de semana

Durante este fim de semana (21 e 22), João Pessoa se transformará na Capital do karatê das Américas. O ginásio Ronaldão receberá aproximadamente 400 atletas de vários países do continente, na edição 2018 do Pan-Americano da modalidade. Na Paraíba, o evento é organizado pela Federação Paraibana de Karatê Interestilos (FPBKI) e os combates serão das 8h às 20h nos dois dias.

Para o presidente da FPBKI, Jocimar Freitas, o evento vem para coroar o trabalho que é desenvolvido na Paraíba através da modalidade, que nos últimos anos tem sediado importantes eventos. Em 2015, por exemplo, João Pessoa recebeu uma edição da Copa Brasil Norte-Nordeste de Karatê, também no Ronaldão. Ele ainda destacou a oportunidade que os atletas paraibanos terão de disputar uma competição internacional.

“A preparação está a todo vapor. Estamos organizando os últimos detalhes e a expectativa é a melhor possível. É uma oportunidade ímpar, com grandes atletas e o melhor: muitos competindo em casa. É a primeira vez que os nossos paraibanos estão tendo para disputarem uma competição deste nível, então além da chance de conquistarem medalhas, eles também poderão viver um fim de semana muito rico em troca de conhecimento e experiência”, destacou Jocimar.

O presidente da Confederação Esportiva e Educacional Brasileira de Karate (CEEBK), Gilles Willemin, que também atua na organização do evento, ressaltou que a escolha por João Pessoa se deu por causa do trabalho que tem sido desenvolvido no Estado. O dirigente citou que o Brasil é o país onde o esporte é o mais organizado na América do Sul.

Uma das promessas de medalha é o paraibano José Gabriel, de 16 anos. Faixa preta e atual campeão brasileiro, ele aposta no fato de competir em casa, para conquistar a sua primeira premiação internacional. “Acredito que tenho muitas chances, mas sei que os adversários são fortes. Treinamos bastante durante os últimos tempos e espero concretizar o trabalho com uma medalha”, falou.

*Por Raniery Soares, do Jornal Correio da Paraíba.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.