A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP), vai realizar, a partir desta segunda-feira (30), alterações no sistema operacional do transporte público de João Pessoa. O objetivo dos ajustes é ofertar mais viagens de ônibus, tanto nos horários de pico quanto no período noturno.
Das 73 linhas que operam atualmente na cidade, 30 passarão por esta readequação, sendo que parte delas será ajustada pela manhã e outra no fim da tarde ou à noite, dependendo da particularidade de cada uma. No total, 78 viagens serão redimensionadas no quadro operacional.
As linhas de ônibus que terão horários reajustados serão as seguintes: 202, 203, 302, 304, 517, 3200, 1500, 5100, 106, 107, 229, 303, 500, 510, 2515, 5210, 601, 600, 5600, 5605, 1519, 104, 120, 604, 507, 116, 101, 523, 1510 e 9901. Para conferir todos os horários e itinerários com as novas alterações implantadas, a orientação da Semob-JP é de que os passageiros, a partir desta segunda-feira, acessem o site servicos.semobjp.pb.gov.br.
De acordo com o superintendente de mobilidade da Capital, Expedito Leite Filho, as intervenções estão sendo colocadas em prática após a conclusão de um estudo técnico, através do qual a Semob-JP e o Sintur-JP verificaram a necessidade de readequação no quadro de horários.
“Fizemos um diagnóstico e identificamos a necessidade de melhorar o horário de pico de algumas linhas, bem como ampliar a oferta de viagens noturnas. Determinamos às empresas e elas fizeram os ajustes necessários pra atender às necessidades, incluindo novas viagens e realocando outras”, ressaltou o superintendente.
Segundo o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Júnior, estas mudanças visam atender, principalmente, passageiros que realizam embarques e desembarques entre as 6h e 8h e 16h e 19h, além de trabalhadores e estudantes que retornam mais tarde para seus lares.
“A realização deste levantamento foi essencial para atuarmos de forma específica para suprir demandas como retorno das aulas presenciais nas universidades e, ainda, trabalhadores que saem em horários diferenciados, como funcionários de bares, restaurantes ou shoppings”, explicou Isaac Júnior.
O aplicativo Jampa Bus, disponível gratuitamente pelo Sintur-JP nas plataformas Android e IOS, informa os horários em que os ônibus vão passar. Desta forma, o passageiro pode se programar antes de ir à parada.
Com Cícero Lucena o transporte público de João Pessoa regrediu uns 20 anos. Redução de linhas e viagens, fim da integração do Varadouro, aumento da idade média da frota… Acabaram, por exemplo, com a tradicional linha 5204 do Cristo, agora temos que pegar dois ônibus para ir pra Epitácio Pessoa ou Manaíra Shopping, tirando que é uma opção a menos para outros destinos cobertos pelas linhas 204 e 208.
Todos os dias os ônibus da linha 5110 atrasam de vc perder o que passa atrasado vc vai ter um atraso de no mínimo de 60 minutos
Essa é a “resposta” do Sintur à indignação da população. Na prática, para as linhas do Valentina nada muda há 30 anos. Quando foi comprado o último ônibus de JP. Só temos recalchutados do RJ e GO. 27 vereadores e ninguém questiona o prefeito sobre essa concessão secular que não atende ao interesse legítimo do cidadão.
É vergonhoso o horário dos ônibus que fazem a linha 5101, Cabedelo. A última viagem até João Pessoa sai de Cabedelo as 19:50, as demais depois deste horário só vão até o shopping Manaíra, dificultando os trabalhadores, estudantes que trabalham e estudam na cidade . Horrível voltar pra casa. Até quando vai continuar assim?
Quero saber porque os moradores do José Américo não disporem de ônibus via Epitácio Pessoa e via shopping aos domingos e feriados?
A linha 207 deveria ter mais atenção , moradores do bairro da penha sofre muito com a demora dos ônibus , a noite então é pior , so temos a linha que faz o Rangel, que trabalhar ou estuda na UFPB ou nas proximidades fica dependendo de favores ,( caronas) . A pandemia passou voltamos ao normal só os empresários de transporte urbarno nao ver isso
Sei q a semob não tem influência sobre os ônibus q circulam na integração do varadouro porém a responsabilidade recairá sobre vcs se também não tomarem uma providência sobre os ônibus de bayeux e Santa Rita e adjacências, pelo fato do empurra empurra nas plataformas destas linhas ,é um absurdo o q acontece ali nas embarcações, falta de respeito em geral ,não tem uma autoridade responsável por aquilo ,as pessoas parecem bichos para entrarem nos ônibus, só vão tomar algumas providências no dia em q houver algo maior ( morte) é uma vergonha, por isso peço por favor q vcs tomem uma providência antes q aconteça algo pior, e queira ou não a responsabilidade será de vcs também.
É necessário melhorar os transportes aqui pelo Cuiá, é um descaso. Paradas distantes, sem segurança nenhuma. Já fui abordada 5 vezes. Trabalhamos para sustentar meliantes. Porque os gestores políticos pouco se importam com a população. Se eles precisassem andar 600 metros para ir trabalhar e 600 metros para voltar do trabalho todos os dias já teriam melhorado. Essa mudança não fez diferença nenhuma. Só balela
Essa mudança não vai atender a necessidade de muitos usuários, pois retiraram a linha que passava no Cuiá. E não voltou. Tenho que andar 600 metros para chegar ao terminal do 5100. Pois não tem ônibus que passa no Hu. O 502 passa por trás. E é esquisito demais no horário que vou trabalhar (06:00 e saio às 18:00). O 1500 só volta lotado e não para. Já teve dia de eu esperar mais de uma hora e trinta minutos. E ainda peguei o quinto ônibus lotado.
As linhas 203 e 207 deveriam circular pelo Terminal de Passageiros, e a linha 302 e 304 deveriam fazer o contorno em frente ao Centro Hípico de João Pessoa, atendendo aos moradores do Portal do Sol que tanto sofrem para fazer o percurso até o Terminal Rodoviário, ou retornarem para casa……O Portal do Sol é esquecido pela Prefeitura de João Pessoa, no que diz respeito a mobilidade urbana, e acesso à região metropolitana pelo Terminal de Passageiros..
Falta melhor os ônibus de Bayeux não horário certo verdadeira bagunça.
Vdd é só uma , essas duas últimas gestões em JP é uma vergonha no quesito de transporte público, horários/frotas sucateadas ( Navegantes Mandacaruense se fosse em um.pais de vergonha seria banida) etc; . Tenho vergonha de ser pessoense .
Poderia ser criada uma linha circular pelas ruas:
Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha/Josefa Taveira/bancarios