Início Notícias

João Pessoa tem primeiro caso suspeito de coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) foi notificada nessa terça-feira (25) sobre o primeiro caso suspeito para o novo coronavírus na Paraíba. Trata-se de um homem de 59 anos, com histórico de viagem à Itália entre 14 e 23 de fevereiro, chegando ao Brasil na segunda, 24 de fevereiro, em voo internacional com destino a Recife (PE). Ainda durante a viagem o homem, que reside em João Pessoa, apresentou sintomas como tosse, febre e coriza.

Leia também:

O homem buscou o atendimento médico por conta própria, acompanhado por familiares. Segundo a SES, foi realizado atendimento assistencial, coleta para exame e realizada notificação para o Ministério da Saúde para definição de caso. É importante deixar claro que o coronavírus não foi confirmado no paciente, é apenas um caso suspeito, que está em investigação. Exames são feitos para confirmar ou não o vírus no paciente.

O paciente segue internado no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, uma das unidades de referência para atendimento de casos suspeitos de coronavírus e sendo tratado para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como determina o protocolo do Ministério da Saúde, enquanto aguarda confirmação ou descarte de caso. “Outras informações sobre seu estado de saúde serão divulgados em breve”, disse a SES.

Em paralelo ao acolhimento do paciente no Clementino Fraga, a SES-PB juntamente com a Vigilância municipal, informou que já deu início às primeiras medidas de vigilância, conforme estabelecido previamente no Fluxo Estadual para Caso Suspeito.

“Importante destacar que a Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o novo coronavírus, elaborado desde o fim de Janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da rede pública e privada de todo o estado. Além do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, o Hospital Universitário Lauro Wanderley também é unidade de atendimento para casos suspeitos para o novo coronavírus na Paraíba, sendo este último para pacientes da pediatria”, finalizou a SES.

Primeiro caso confirmado no país

O Ministério da Saúde investiga um caso positivo do novo coronavírus (Covid-19). Um brasileiro de 61 anos testou positivo para a doença, segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

A unidade de saúde adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico. Este é o primeiro caso de teste positivo para o novo coronavírus no Brasil.

Comentários

  • Sônia Maria da Silva disse:

    Misericórdia com Jesus Cristo não se brinca ele está voltando sim muitos não acredita

  • Ediane disse:

    Assustador…

  • Francineide disse:

    Gente isso não existe sintomas de gripe e pronto. povo se alarma com tudo. Do Mesmo jeito foi a gripe suína . Todo mundo já teve febre tosse e corisa e nem por isso era sintoma de corona vírus agora tudononpovo diz ser sintoma de corona vírus

  • Haroldo disse:

    Será que o governo brasileiro anda mesmo com suporte de atendimento em caso de epidemia no país??

  • Luiz disse:

    O ultimo comentário está correto

  • Daniel disse:

    Casos suspeitos precisam ser rastreados e formados grupos de quarentena, não é essa a determinação?? Cadê ao menos as “vitrines políticas” das Secretarias de Saúde?

  • Chico Moreira disse:

    Por falar nisso é bom começar a pensar em se afastar dos cultos com muita gente, é um perigo.

  • Barbatana Jeans disse:

    Com a indisciplina/educação do nosso povo e a lerdeza dos serviços públicos, só Jesus para nos salvar.

  • Severino disse:

    Isso e o fim dos tempos. O ser humano o causador de tudo isso querendo ser maior que Deus.

  • ANTONIO FERNANDO LOPES FILHO disse:

    Interessante que até agora a família dele e as pessoas que estavam no vôo de São Paulo não foram colocadas em quarentena de imediato. Esperam contaminar mais gente.

  • Adalberto disse:

    Nós últimos tempos, haverá guerras,pestes, terremoto,etc…
    Jesus está voltando
    Prepara te

    • Juliano disse:

      Rapaz, ô últimos tempos demorados. Desde a antiguidade que há guerras (havia mais guerras antigamente), pestes com certeza mais (só a negra na Idade Média matou um terço da Europa), terremotos também sempre houve… Vulcão também… Santorini na Antiguidade, o Vesúvio de Pompéia… O coronovírus é fichinha perto da Gripe Espanhola. Esse último tempo tá mais pra começo de tempo de tão demorado… Afinal, quando é o fim do tempo? Ou o fim do tempo já teve e ninguém viu?

    • CELIO A L V MELO disse:

      Se Jesus voltar agora pode pegar o tal “corona” vírus

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.