Uma festa no Ginásio Poliesportivo de Camalaú marcou a abertura oficial dos Jogos Escolares de Cabedelo, na Grande João Pessoa. O evento aconteceu no início da noite dessa sexta- feira (9) e contou com o desfile das escolas participantes, além da presença do prefeito Vitor Hugo e de autoridades locais.
A solenidade de abertura deste ano teve como tema o “Meio Ambiente”. As competições da 1ª etapa começam nesta segunda-feira (12) com cerca de 350 alunos da faixa etária de 12 a 14 anos. Em outubro, terão início os jogos que receberão cerca de 400 estudantes de 15 a 17 anos. Participarão dos eventos os atletas das unidades de ensino municipais, estaduais, federais e particulares, em diversas modalidades esportivas.
A cerimônia contou com a apresentação do Dj Eric Furni, animando com hits de sucesso a multidão presente; e ainda teve a participação da Escola de Ballet e Dança do Município com uma coreografia intitulada “A Natureza pede Socorro” envolvendo 90 bailarinas dentre crianças e adolescentes. O juramento oficial dos atletas foi proferido pelo aluno Plínio Fabrício de Oliveira do 7° ano da escola municipal major Adolfo Pereira Maia. O aluno se destaca nas modalidades de futsal e beach soccer e possui um excelente desempenho escolar.
O momento mais aguardado foi o tradicional acendimento da pira olímpica com a tocha, neste ano, sendo carregada pelo aluno Breno Soares de Lima da escola municipal Marizelda Lira da Silva. O adolescente é deficiente auditivo e vai participar pela primeira vez de uma edição de jogos paraescolares nas modalidades de Atletismo e Salto em Distância. Muito feliz e com a ajuda da mãe Viviane de Oliveira, o aluno descreveu o sentimento em poucas palavras. “Foi muito bom acender a chama dos jogos. É tudo muito bonito”.
Após os ritos da cerimônia com os atletas, durante o pronunciamento oficial, o prefeito Vitor Hugo destacou a importância do evento e abriu oficialmente os jogos da cidade.
“Posso resumir em uma única palavra o que estou sentindo agora: emoção. Ver o jovem Breno, deficiente auditivo, subir as escadas para acender a chama dos jogos foi realmente emocionante. Esse é o espírito que também devemos levar para nossas vidas. Saber encarar as dificuldades. Peço aos atletas que joguem limpo e que vençam os melhores. Deem o seu melhor sempre e nunca desistam de seus sonhos, pois só chega a vitória quem tem perseverança. Fazer parte de uma grande festa como essa mostra o quanto é importante o investimento. Esporte, como não canso de dizer, é vida, é saúde, é socialização. E faz parte também da formação do cidadão engajado com a sociedade. Declaro aberto os jogos escolares e paraescolares do município”, concluiu o prefeito.