Hoje já é possível encontrar diversos estudos que relacionam os jogos e atividades recreativas com a melhora da concentração, da memória e até mesmo de outros fatores cognitivos. O jogo da memória, por exemplo, consegue fazer com que o foco seja mantido e ajuda aqueles que não conseguem se concentrar por um período maior de tempo.
O que é conhecido como “atenção plena” pode ser extremamente difícil de ser atingido por muitos, principalmente quando as redes sociais fazem parte do dia-a-dia de uma pessoa. Por isso, é preciso tentar deixar um pouco de lado esse tipo de atividade e criar maneiras de se conectar novamente consigo mesmo e, os jogos podem ajudar nessa tarefa.
A boa notícia é que, apesar de sim ser indicado deixar as redes sociais de lado para conseguir retomar um controle maior na atenção, não é preciso fazer com que esse treinamento seja um martírio, inclusive, o próprio celular pode ser um aliado.
Existem diversos jogos online que podem ajudar aqueles que buscam encontrar seu caminho para uma vida mais concentrada. Esses jogos exigem que o jogador tenha atenção plena para realizar uma ação e com o tempo será cada vez mais fácil cultivar esse comportamento.
Esse tipo de jogo não só ajuda na concentração, mas também ativa o lado da atenção cerebral, fazendo com que os dois lados do cérebro funcionem ao mesmo tempo enquanto o jogador aproveita e se diverte.
Sudoku é um dos jogos mais conhecidos quando se trata de lógica e também de exercitar o cérebro. A lógica do jogo é bem simples, mas os desafios podem aparecer de diversas formas, principalmente caso não haja concentração do jogador.
Para conseguir finalizar o jogo o jogador deve completar todos os campos vazios da página. Ele encontrará vários quadrados 3×3 onde deverá encontrar um lugar para cada número dentro de uma sequência de 1 a 9. É preciso lembrar que dentro do quadrado 3×3 ou em uma linha horizontal e vertical o mesmo número não pode se repetir.
O xadrez online funciona como o xadrez presencial e exige do jogador o mesmo esforço e concentração. Os jogadores podem aproveitar dos jogos através do computador ou celular e manter o foco mesmo com a possibilidade de interferência é fundamental para se ter uma possibilidade de ganhar.
Os jogos de quebra-cabeça podem ser simples ou extremos. Na teoria os jogadores precisam apenas encontrar o local certo para cada peça, mas isso pode levar alguns segundos ou dias (e até mesmo meses para os quebra cabeças de milhares de peças).
Além de ser possível aproveitar de um jogo de dominó valendo dinheiro, essa modalidade também ajuda na concentração já que para vencer muitas vezes a estratégia e tática devem ser colocadas na mesa. O dominó é um jogo onde o jogador deve juntar peças do mesmo valor e assim formar um caminho que levará até a última peça de um dos participantes.
Muitas vezes, para não cometer um erro de escolher a peça errada para encaixe, o jogador deve contar as fichas e também prestar atenção no passe dos outros participantes.
Os jogos da memória, como o nome especifica, são jogos que ajudam muito na concentração. Para conseguir avançar no jogo, o participante deve realmente prestar atenção desde o começo, quando as cartas começam a serem reveladas.
O objetivo do jogo é juntar os pares de cartas. À medida que os jogadores abrem as cartas, eles vão percebendo as posições das mesmas, mas é preciso um esforço da memória para recordar onde cada carta se encontra.
Candy crush é um jogo bastante conhecido que foi inicialmente preparado para crianças mas que rapidamente atingiu o público de todas as idades. O jogo consiste em juntar o máximo de doces iguais e para isso é preciso concentração e estratégia.
A pintura de mandala ajuda não só na concentração como também em outras partes cognitivas. É possível seguir uma sequência, criar um jogo de cores ou inovar e fazer um painel extremamente colorido. De qualquer forma, o cérebro estará trabalhando para deixar as atenções externas de lado e ativar a concentração.
Os benefícios relacionados à melhora da memória são muitos e compreendem desde o afastamento de doenças até mesmo o rendimento no trabalho. Pessoas com uma memória afiada normalmente também têm mais prazer de aprender já que o cérebro se torna mais curioso. Com isso, fica claro que o desempenho no trabalho melhora e consequentemente essa pessoa consegue se destacar.
No geral, jogar e aproveitar de atividades mais criativas ajudam muito no campo da concentração e essas podem ser maneiras de desconectar um pouco para fortalecer o cérebro e assim criar novos hábitos mais saudáveis e que fornecerão logros a curto, médio e longo prazo.