Início Geral

Jo?o Pessoa oferece curso b?sico de vigil?ncia em sa?de do trabalhador

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), realizará um curso básico para técnicos da área, sindicalistas e instituições interessadas. A capacitação acontecerá no período de 21 a 25 de julho, e haverá uma segunda turma de 25 a 29 de agosto. O curso será ministrado na sede do Cerest, localizado na Rua Alberto de Brito, s/n, no bairro de Jaguaribe.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Durante o curso, serão realizadas três inspeções de vigilância em saúde do trabalhador com o objetivo de identificar os riscos presentes na organização do trabalho e suas implicações no processo de adoecimento, visando ações corretivas para eliminar e controlar os riscos existentes nos ambientes de trabalho.

“A proposta do curso é qualificar profissionais, com o objetivo de promover a saúde e a prevenção dos acidentes, agravos e doenças relacionadas ao trabalho nos diversos processos produtivos, trazendo como foco central o olhar para organização do trabalho e suas implicações na saúde do trabalhador”, explica Kleber José, coordenador do Cerest.

O Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador é uma parceria do Cerest com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para que os profissionais da área estejam aptos a detectar, conhecer, pesquisar, analisar e divulgar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos, ambientes e condições de trabalho, de acordo com a Portaria nº 3.120, de 1º de Julho de 1998, do Ministério da Saúde.  

O Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest) desenvolve ações de melhoria nas condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. O centro capacita a rede de serviços de saúde, assessora a realização de convênios de cooperação técnica, subsidia a formulação de políticas públicas e apoia a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender a acidentes de trabalho e agravos, dentre outras.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.