Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Jovens e adultos formam 80% dos infectados pelo coronavírus

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nessa quarta-feira (8) sobre a Covid-19 aponta que na Paraíba jovens e adultos com idade entre 20 e 59 anos são os mais acometidos pela doença. A faixa equivale a 80% do total de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no estado.

Leia também:

Segundo a Secretaria da Saúde, esta particularidade pode estar relacionada ao descumprimento do isolamento social sancionado em decreto pelo Governo do Estado. O boletim epidemiológico mostra ainda que os homens são maioria entre os casos confirmados da Covid-19 e que apenas 20% do total de casos foram idosos com mais 60 anos.

Na Paraíba, até este dia 8 de abril, 55 casos da doença e 7 óbitos foram confirmados. É importante lembrar que os estudos indicam que 80% dos casos podem ser assintomáticos, sendo assim estas pessoas não ocuparão leitos hospitalares, mas isso não significa que o vírus não esteja em circulação ativa em todas as regiões do país.

A secretaria alerta ainda que, embora a Paraíba seja um dos estados do Nordeste com os menores índices do coronavírus, na qual a taxa de ocupação hospitalar se mantém baixa, há um grande risco do aumento de casos, se as medidas de isolamento forem descumpridas pela população.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, explica que o isolamento é para todos e que embora o vírus seja mais preocupante na população idosa, os jovens e adultos não estão imunes a ele. “Há uma tendência das pessoas, sobretudo dos mais jovens, em se sentirem mais confiantes após um curto período de confinamento, mas o retorno a algumas atividades habituais traz uma tendência de aumento da curva de contaminação, pois ele pode estar assintomático e transmitir a doença, fazendo circular o vírus”, explica o secretário.

A orientação da Secretaria Estadual de Saúde é pela manutenção do isolamento social, uma vez que esta tem se mostrado a medida mais eficaz para interromper a cadeia de transmissão do vírus. “Isolamento é para ser cumprido em casa, a população precisa ter em mente que isto é uma fase e que as celebrações, as confraternizações poderão ser feitas quando este período de risco das contaminações diminuírem”, enfatiza o secretário.

As pessoas devem permanecer em casa até que seja revogado o decreto do Governo do Estado. A orientação da SES é de que a população saia apenas para atividades essenciais, como ir ao mercado e, ainda assim, com pouca frequência. O isolamento deve ser cumprido em conjunto apenas por pessoas que residem da mesma casa.

A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza um site exclusivo para as dúvidas frequentes em relação ao coronavírus e de como a população pode se prevenir. Acesse a página e fique por dentro das informações oficiais.

Saiba mais sobre o novo coronavírus no vídeo abaixo

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.