Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Jovens que cumprem medidas socioeducativas criam r?dio com programa??o social em JP

Será lançado na próxima quarta-feira (9) o projeto ‘Rádio Viva’ será lançado nesta quarta-feira (9) no Centro Socioeducativo Edson Mota, em Mangabeira, na Zona Sul de João Pessoa. A ideia será aplicada por 60 jovens que que cumprem medidas socioeducativas e se dispuseram a participar.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A proposta é criar, em parceria com os jovens, uma grade de programação diária de rádio interna, com músicas e informações que provoquem reflexões importantes sobre a realidade e a vida. “Além disso, o que se pretende também é mexer com a autoestima dos adolescentes, mostrar que eles são capazes de produzir um programa de rádio, com a programação musical que eles se identifiquem e com a linguagem deles. Isso é muito importante para eles que estão à margem da sociedade”, afirmou a coordenadora estadual dos Creas, Maria Madalena Pessoa Dias.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) e o piloto, a Rádio Viva será experimentada inicialmente, com a parceria da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) e da organização não-governamental Essor.

Os jovens participarão de oficinas de produção radiofônica e cidadania, sendo instigados a pensar em temas importantes, como relações familiares, saúde, raça e etnia, e diversidade humana. Ainda será produzido um CD, com os conteúdos elaborados pelos jovens, que, como explica Alcemir Freire, da Fundac, servirá também como cartão de visita profissional. “Além de promover a cidadania, a gente estará encaminhando profissionalmente esses jovens participantes, que terão neste CD um importante mostruário do seu trabalho”, afirmou.

As oficinas temáticas terão duração de três meses. Logo após o termino delas, os participantes farão oficina de rádio, que durará um mês e que ensinará os jovens a manejar o equipamento para colocar a programação no ar. Depois disso, a rádio fica por conta dos adolescentes que decidirão sozinhos sobre todo o conteúdo da rádio. “O projeto só irá adiante se os jovens se sentirem donos daquele espaço, então o protagonismo é peça-chave nessa iniciativa e em qualquer ação de ressocialização. É preciso educar para autonomia”, declarou Freire.

Outra intenção do projeto é potencializar e divulgar ações já desenvolvidas nas instituições socioeducativas do Estado. No Centro Socioeducativo Edson Mota, por exemplo, já existe, entre outras, a oficina de música e percussão. Ministrada pelo rapper paraibano Pertinaz, a atividade vem estimulando os adolescentes a fazerem suas próprias músicas, as quais estarão na programação da rádio e no CD que será produzido.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.