Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

JP e Barra de Mamanguape têm ações de limpeza nas praias 

Estimativas apontam que até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Um dado preocupante que precisa ser discutido todos os dias. Pensando nisso, ações de limpeza nas praias ocorrem em João Pessoa e Barra de Mamanguape (Rio Tinto) no mês que marca o Dia Mundial de Limpeza das Praias.

Na Capital, integrantes do Ministério Público Federal (MPF) participam nesta sexta-feira (27), em Cabo Branco, da segunda edição do Dia de Limpeza das Praias. A iniciativa está inserida no Programa de Gestão Socioambiental do órgão, cujo objetivo principal é gerar consciência sustentável entre os servidores e a sociedade. A ação ocorre no mês que marca o Dia Mundial de Limpeza das Praias.

Na oportunidade, integrantes do MPF na capital recolherão lixo da areia da praia de Cabo Branco. A concentração será às 7h, no Busto de Tamandaré.

A ação externa é apenas uma das iniciativas em prol do meio ambiente realizadas pela Administração do MPF na Paraíba. Ações internas de sustentabilidade vêm sendo desenvolvidas na unidade do órgão na capital, a exemplo de campanhas educativas para uso das escadas, ao invés dos elevadores, bem como sobre o não uso de copos descartáveis, além da implantação de sensores de energia no prédio, substituição de lâmpadas fluorescentes por de LED, coleta seletiva do lixo, entre outras.

Barra de Mamanguape

Neste sábado (28), o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental –, estará discutindo o tema junto com as comunidades da Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba.

Além disso, o projeto vai promover no local uma ação do ‘International Coastal Cleanup Day’, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, evento que acontece em diversas praias do mundo, coordenado pela ONG ‘Ocean Conservancy’. A concentração será às 8h, na base da Fundação Mamíferos Aquáticos, na comunidade da Barra de Mamanguape.

Todos podem participar. A orientação é para que os voluntários usem um calçado confortável, boné, roupas leves, passem protetor solar e levem garrafa de água. Os participantes percorrerão 1 km de praia.

O material coletado durante o percurso será pesado e passará por gravimetria (na química consiste em determinar a quantidade proporcionada de um elemento, radical ou composto presente em uma amostra). Tudo será anotado.

As informações serão encaminhadas para a ‘Ocean Conservancy’, que compilará o resultado de todos os voluntários do planeta e enviará para o banco de dados mundial da ONU. Ao fim do evento, haverá a divulgação dos resultados e um lanche coletivo.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é uma ação simbólica e totalmente voluntária que tem como principal objetivo sensibilizar e alertar a população para a importância do descarte correto do lixo.

Esta ação também visa provocar mudanças de atitude e gerar a reflexão sobre as consequências negativas que esse lixo ocasiona no meio ambiente e como podemos minimizar ou anular tais impactos.

Na Barra de Mamanguape, o evento está sendo promovido pelo Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho com a parceria da APA da Barra do Rio Mamanguape/ICMBio, do Curso de Ecologia e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal da Paraíba, da Associação de Artesãos e Guias de Ecoturismo da Região da APA da Barra do Rio Mamanguape (AGEAPA), da prefeitura local e de moradores e estudantes das comunidades da região.

Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho

É uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas. Para acompanhar as ações e atividades do Projeto, acesse: www.vivaopeixeboimarinho.org e @vivaopeixeboimarinho.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.