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Morador acumula protocolos ao reclamar da iluminação pública em JP

Desde que a responsabilidade pela manutenção da iluminação pública passou para a prefeitura, em 2015, alguns bairros de João Pessoa enfrentam escuridão. Dois trechos dos bairros Altiplano e Praia do Sol, respectivamente, estão com postes apagados, sem que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) faça a reposição. A denúncia é do estudante universitário Rudney Sousa, que tem registrado uma série de protocolos com solicitações para que o problema seja resolvido desde o fim de outubro de 2019.

Rudney reclama da insegurança de ter que andar diariamente por ruas sem luz e da dificuldade que é enfrentar o escuro para poder chegar a casa onde mora. Desde o fim de outubro ele tenta chamar a atenção do órgão que, segundo ele, apenas responde que recebeu a reclamação e não faz muita coisa.

Veja abaixo a série de protocolos registrados sem que o problema seja resolvido:

“O desperdício de tempo que a gente leva ligando pra Seinfra e o retorno que eles dão são totalmente incoerentes com as informações que passamos por telefone. Nós ligamos, informamos que são mais de 50 lâmpadas e é aberto o protocolo. Se eles vêm, trocam 3, 4 lâmpadas e fecham a demanda como se o caso tivesse sito solucionado”, relata o estudante.

Nas imagens do vídeo abaixo, é possível encontrar postes apagados por toda parte. A escuridão acaba virando um “prato cheio” para a criminalidade. Segundo Rudney, são cerca de 70 lâmpadas precisando de substituição no trecho entre a Estação Ciência e a Acadepol e do giradouro do posto até o fim da Praia do Sol.

“Na maioria das vezes entramos em contato até pra reclamar de outros locais importantes da nossa cidade, informamos por ligação que o poste são ornamentais (postes mais altos, colocados em via de acesso), e quando as equipes chegam no local da reclamação, deixam de fazer o serviço de substituição de lâmpadas informando que quem tem que vir é o Caminhão Muk (caminhões mais altos) pra fazer a substituição de lâmpadas e novamente eles pedem pra gente ligar e informar que os postes são ornamentais”, lamenta.

Iluminação pública é responsabilidade da Seinfra

A iluminação pública deixou de ser responsabilidade da Energisa desde 2015 e passou a ser da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Desde então, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) responde integralmente pela manutenção da iluminação pública da Capital.

O Portal Correio entrou em contato e questionou o órgão sobre o caso. A secretaria se limitou a responder que, em relação à solicitação da matéria, o serviço já está em execução e seria concluído até terça (21). Nessa quarta (22), Rudney informou que ainda havia pelo menos 15 postes apagados e o serviço seguia em andamento.

O órgão disse que as solicitações de iluminação convencional são executadas em até cinco dias úteis, e iluminação ornamental tem um prazo de 15 dias úteis.

Também foi solicitado na pauta um levantamento sobre reclamações relativas à iluminação pública de João Pessoa e de quantas lâmpadas a prefeitura estima estar apagadas em postes aguardando manutenção, mas não houve resposta.

Solicitações e denúncias

Para solicitar a manutenção de iluminação, a população deve ligar para o 0800 031 1530. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7 às 22h.

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