Início Notícias

JP possui pontos de coleta para descarte do lixo eletrônico; veja locais

Aparelhos de TV, ar condicionado, geladeira, ventilador, batedeira, sanduicheira, micro-ondas e aparelhos de celular são exemplos de produtos eletrônicos que deixam de servir a população no dia a dia e que necessitam de uma coleta correta para não poluir o meio ambiente. Em João Pessoa, cinco locais fazem o recebimento desse material e os reciclam. Veja abaixo onde descartar corretamente o lixo eletrônico.

Os locais funcionam através da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e apenas nos seis primeiros meses deste ano foram responsáveis pela coleta de aproximadamente 15 toneladas de equipamentos eletrônicos.

Todo o material recolhido nesses pontos é repassado à Ecobras, empresa parceira da Emlur, com sede no município do Conde, na Grande João Pessoa. A empresa é licenciada para o trabalho específico de reciclagem e destinação dos componentes eletrônicos a locais adequados.

“Os pontos de coleta de equipamentos eletrônicos foram criados para dar opções de descarte adequado à população e evitar que esses equipamentos sejam jogados em qualquer lugar como terrenos, leitos de rios ou canteiros. Os equipamentos possuem substâncias químicas em sua composição (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) que podem contaminar o solo e a água, além do que podem provocar doenças graves naqueles que tenham contato com esses produtos”, afirmou Joacir Júnior, chefe da Divisão de Reciclagem da Emlur.

Os pontos de coleta funcionam no horário de expediente do serviço público municipal, de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados.

Pontos de coleta

  • Núcleo de Serviço Centro Dia (Av. Gouveia da Nóbrega, Bairro do Roger – próximo à entrada principal do Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica);
  • Sede da Emlur (Av. Minas Gerais, nº 177, Bairro dos Estados);
    Núcleo de Serviço da Emlur de Mangabeira (Rua Alfredo Ferreira da Rocha – Praça do Coqueiral);
  • Núcleo de Serviço da Emlur de Jaguaribe (Rua Floriano Peixoto SN – ao lado do Espaço Mix);
  • Núcleo de Serviço da Emlur de Tambaú (Rua Aluízio Franca, 49 – nos fundos da Agência Bradesco);
  • Escola de Línguas CNA (Av. Senador Rui Carneiro, nº 416, Miramar).

Em casos de aparelhos de grande porte, que são difíceis de transportar, a Emlur disponibiliza o serviço do Projeto Cata Treco, que recolhe o aparelho na residência do usuário gratuitamente. O serviço precisa ser agendado através do teleatendimento Alô Limpeza, pelos telefones 0800 083 2425, 3214-7628 ou 3214-7660.

Comentários

  • Danilo disse:

    Para quem perguntou: as pilhas e baterias podem ser descartadas nesses mesmos locais.

  • Raquel Nunes Pereira disse:

    Onde posso descartar pilhas usadas?

  • EFIGENIA MARIA LOPES DA SILVA disse:

    A exemplo da Patricia Que fez um comentário em 2030, queria saber se peliculas de radiografias também podem ser descartadas nesses locais. Se não, onde posso descartá-las aqui em João Pessoa?

  • ANA Martins disse:

    Descarte de pilhas usadas tambem?

  • Patricia disse:

    queria saber se peliculas de radiografias também podem ser descartadas nesses locais. Se não, onde posso descartá-las aqui em João Pessoa?

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.