Início Geral

JP recebe plantio de ipês rosas para lembrar violência contra a mulher

Dentro da programação que marca o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, lembrado mundialmente nesta sexta-feira, 25 de novembro, a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) programou o plantio de ipês rosas que irão lembrar as mulheres vítimas de violência em João Pessoa. O ato acontece às 8h no Parque da Lagoa Solon de Lucena, em uma área próximo ao prédio do INSS/Dataprev, no final da Avenida Getúlio Vargas.

Leia mais Notícias no Portal Correio

As árvores receberão os nomes de mulheres vítimas de violência na Capital, sendo escolhidos os casos de maior repercussão na cidade. São elas: Aryane Thays Carneiro, Germana Clara Sá Marinho, Fernanda Ellen Miranda Cabral, Rebeca Cristina Alves Simões e Viviany Crisley Viana. Outra mulher que dará nome a uma das árvores é Laysa Batista do Nascimento, que esteve em situação de violência doméstica, denunciou as agressões, rompeu com o ciclo da violência e conseguiu superar. Ela estará presente à solenidade e a SEPPM convidou familiares das outras vítimas para participarem do ato.

De acordo com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Urquiza, as árvores simbolizarão as mulheres vítimas em João Pessoa, a luta das famílias por justiça e o enfrentamento a violência que deve ocorrer cotidianamente. “Infelizmente, a violência é uma realidade dentro do universo feminino e acontece tanto de maneira física, como psicológica, moral, patrimonial e sexual. O nosso enfrentamento deve ser constante e as mulheres que estão nessa situação precisam saber que não estão sós. Há toda uma rede de enfrentamento pronta para ajudar a romper com o ciclo da violência”, afirmou.

Ainda segundo Adriana Urquiza, o plantio foi pensado para deixar uma marca e despertar as questões da violência de gênero. As cores dos ipês, em rosa e roxo, foram escolhidas para contrastar com as árvores já existentes no Parque, geralmente amarelos. “Quando os ipês florecerem, as cores se diferenciar dos demais, além disso, as árvores serão identificadas com placas que vão explicar o porquê do plantio das espécies. Isso ficará sempre ali, no Parque, e servirá de alerta para que se chegue ao fim à violência de gênero”, explicou a secretária.

O plantio faz parte da programação que será realizada durante toda esta sexta-feira (25) e que terá outras atividades, como a feira de serviços e cidadania, além de apresentações culturais que serão realizadas na parte da tarde. O evento está sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Sine- JP, Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT e da Igualdade Racial, INSS e Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.