O 5º Encontro Paraibano de Professores de Inglês (EPPI), evento anual que propicia aos profissionais que lecionam a disciplina em diferentes níveis e contextos um momento de reflexão e troca de experiências e boas práticas para o ensino, seja ele básico, superior ou em institutos de idiomas, será sediado no dia 5 de outubro na Estação das Artes (anexo da Estação Cabo Branco), em João Pessoa. A participação é gratuita e voltada para quem atua com a língua inglesa na esfera pública ou privada. Inscreva-se aqui.
A programação inclui ao longo de todo o dia uma série de workshops e momentos de integração entre os participantes e a plenária de abertura será conduzida por Alberto Costa, Senior Assessment Manager de Cambridge Assessment English, departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge voltado para avaliação de proficiência em inglês e preparo de professores, que é um dos apoiadores da iniciativa.
Ele abordará os aspectos multifacetados do desenvolvimento profissional contínuo e o desafio de fazer escolhas em um campo que lida com influência direta das tendências contemporâneas, o que resulta na mudança de currículo, abordagens, tecnologia e necessidade dos alunos.
“Diante da disponibilidade massiva que nós temos de recursos e opções de aprendizado profissional, a ideia é contribuir por meio da nossa experiência com orientações baseadas em evidências sobre como os profissionais podem priorizar áreas e competências para desenvolver ainda mais suas habilidades nesse novo mundo”, detalha Costa.
O evento é um espaço único de colaboração entre todos que atuam em diferentes contextos e abordará nos workshops temas mais práticos, por exemplo como trabalhar com vídeos nas aulas de inglês e o que professores e alunos precisam saber sobre a gramática das palavras, e também assuntos mais profundos e contemporâneos, a exemplo de como ensinar inglês por meio de uma perspectiva transcultural.
Já na quinta edição, o encontro nasceu em 2014 como uma ação organizada pela então coordenação do Programa Inglês sem Fronteiras (ISF) na Universidade Federal da Paraíba. Em 2015, ele contou com o programa de extensão Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa na organização e já começou a ter o apoio de instituições de fora. Desde então o EPPI passou a envolver uma comunidade maior e a expectativa é que em 2019 cerca de 250 professores se reúnam.