Início Geral

JP sedia Torneio Internacional de Robótica; evento é gratuito e começa nesta sexta

Após sediar a Copa do Mundo de Robôs, em 2014, a Paraíba se prepara para receber pela primeira vez o Torneio Internacional de Robótica (ITR), nesta sexta (2) e no sábado (3), no Centro de Convenções Cidade Viva, em João Pessoa. Alunos paraibanos de 200 escolas, dos ensinos fundamental e médio, participam das competições do ITR.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O evento contará com mais 150 equipes de vários estados do Brasil e de outros países que disputarão as seguintes modalidades: viagem ao centro da Terra, dança com robô, cabo de guerra, resgate no plano e no alto; e sumô.

O torneio surgiu em 2009 após uma iniciativa do professor Luís Rogério da Silva, de São Paulo, que depois de participar da Copa do Mundo de Robôs, decidiu criar uma competição do mesmo gênero voltada para estudantes de ensino fundamental e médio. Além disso, o professor decidiu incorporar modalidades que pudessem, de fato, contribuir para a sociedade como as de resgate utilizando robôs.

O estudante Samuele Bartorino, de 16 anos, é natural da Itália, mas vai competir defendendo a Escola Cidade Viva. Segundo o jovem, a oportunidade de participar de uma competição de robótica está sendo ímpar. “Eu acho a robótica uma das coisas mais legais que existem e, sem dúvida, é algo que eu quero trabalhar futuramente. Vai ser uma competição difícil, mas a gente vai fazer o máximo pra vencer nas modalidades que disputarmos”, declarou Samuele.


Quem pode participar?

As inscrições para competidores e voluntários se encerraram no início do mês de maio, porém, quem quiser acompanhar as competições pode entrar de forma gratuita. O evento começa na sexta-feira (2) às 14h e vai até as 17h. Já no sábado (3), as atividades começam às 8h40 e se estendem até as 17h30. A assessoria de imprensa do Centro de Convenções da Cidade Viva afirmou que espera receber aproximadamente mil pessoas durante os dois dias de evento.


Paraíba referência

A Paraíba vem se tornando a casa de diversos eventos internacionais relacionados à tecnologia. As praias, ambiente paradisíaco e estrutura de ponta de João Pessoa, aliado ao pólo tecnológico de Campina Grande, tornaram a Paraíba um ponto certo para grandes eventos envolvendo novas tecnologias.

Em 2014, o Centro de Convenções foi o palco da Copa do Mundo de Robôs, a Robocup, que reuniu quase 8 mil pessoas, dentre engenheiros, estudantes e visitantes de 45 países.

Já no ano de 2015, o mesmo Centro de Convenções abriu as portas para o Fórum de Governança da Internet (IGF), promovido pela Organização das Nações Unidas (Onu), onde chefes de estado de 30 países discutiram medidas para proteção e segurança na internet.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.