Evento ocorre no Ponto de Cem Réis (Foto: Divulgação/Secom-JP)

JP tem ação para adoção de animais e distribuição de mudas

144
COMPARTILHE

João Pessoa recebe nesta quarta-feira (25) mais uma exposição de cães e gatos para adoção e distribuição de mudas. O evento acontecerá das 9h às 15h, no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital e ocorre por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

A ação contará com a Tenda Verde Itinerante da Semam, usada nas ações de educação ambiental, promovendo a distribuição de mudas de plantas nativas, produzidas no Viveiro Municipal mantido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

“As pessoas interessadas em adotar um animal devem ter a consciência para a responsabilidade do cuidar, por isso, estamos presentes, juntamente com os protetores independentes, para orientar a poopulação”, explicou Nilton Guedes, gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVAZ).

Ainda, de acordo com o gerente, pessoas que sejam protetoras independentes e tenham interesse em doar um animal (cães e gatos), podem participar do evento como expositores. “O evento é aberto com objetivo de identificar um novo lar para os animais, sobretudo orientando para a posse responsável”, completou.

Para adotar um animal

O interessado deve ter 18 anos, apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de residência e participar de uma orientação sobre o bem e posse responsável do animal com a equipe da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses.

Esterilização gratuita

O serviço também realiza esterilização de animais em João Pessoa para manter o controle populacional de cães e gatos na cidade. Os interessados devem levar os animais para o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n°100, nos Bancários. O trabalho e o cuidado são feitos por médicos veterinários.

De acordo com Nilton Guedes, os animais submetidos ao procedimento de castração recebem alta no mesmo dia. Antes da cirurgia, o animal passa por uma triagem que irá definir suas condições físicas e, em seguida, é encaminhado para a intervenção cirúrgica. A castração acontece apenas em animais com idade a partir de oito meses. Nos animais domésticos, o procedimento só é feito com a autorização dos donos. Só esse ano, até o mês junho, já foram realizadas mais de três mil cirurgias de esterilização.

Serviço

O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses fica localizado na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n° 100, Bancários. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3218- 9357 ou 3214-3459.

Notícias mais lidas