Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Serviço gratuito trata pacientes com pensamento suicida

João Pessoa é o único município paraibano a dispor de um serviço público de urgência para atender casos de pensamento suicida, distúrbios psiquiátricos em fase aguda e descompensação dos tratamentos psiquiátricos.

Leia também:

* ‘Bati a cabeça na parede para dormir’, diz estudante em série do Portal Correio

* Estudante relata tentativa de suicídio por conta da doença

* Psicóloga relata automutilações de alunos em escolas de JP

O serviço, que atende moradores da Grande João Pessoa, funciona no Pronto Atendimento de Saúde Mental (PASM), que fica no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma), em Mangabeira.

O acesso ao serviço é por demanda espontânea, geralmente da família, ou por encaminhamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) ou dos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), quando observa-se que o indivíduo oferece risco à sua vida ou à de terceiros. A internação pode ser voluntária ou involuntária (por decisão da família ou judicial).

Tratamento

Ao ingressar no PASM, o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar, que envolve psicologia, serviço social e enfermagem. O médico avalia o paciente para descobrir quais são suas disfunções psíquicas e dar as orientações necessárias do tratamento terapêutico e medicamentoso.

Normalmente, o paciente fica internado por um período de 72h, até que fique estabilizado. Se a situação não for resolvida após a internação, o paciente é regulado para um hospital psiquiátrico credenciado pelo SUS.

Em João Pessoa há o Instituto de Psiquiatria da Paraíba (IPP) e o Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira. Quando o paciente é estabilizado, ele é encaminhado a fazer ou retomar tratamento nos CAPs ou Cais.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.