Moeda: Clima: Marés:
Início Tempo

Junho começa chuvoso e com temperaturas que podem chegar a 17ºC na Paraíba

Em João Pessoa, bairros de Cuiá e Cristo registraram maiores volumes de chuvas; previsão indica mais tempo instável nas próximas horas em todo o estado
Chuvas
Previsão indica mais chuvas | Foto: Pixabay

As chuvas de maio se estenderam pelo mês de junho e levantam alerta da Defesa Civil, além de reduzir as temperaturas em toda a Paraíba.

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 24 horas choveu 41,74 milímetros (mm), até as 10h desta quinta-feira, em João Pessoa. O maior acumulado foi registrado no Cuiá, com 53,6 mm, seguido do Cristo Redentor, com 50,4 mm. Já a menor precipitação foi registrada no Altiplano, com 24,2 mm.

Apesar da intensidade das chuvas em alguns pontos, os números são pequenos e representam menos de 15% do volume total de 301,7 mm esperados para junho na Capital.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Cabedelo, na Grande João Pessoa, foi a cidade com o maior volume de chuvas entre essa quarta (8) e esta quinta (9), com 70,3 milímetros.

Borborema, Solânea, Mamanguape, Riacho dos Cavalos, Bananeiras, Congo, Serraria e Conde fecham a lista das dez cidades com mais chuvas nessas 24 horas, com volumes entre 49,1 mm e 24,7 mm.

Temperaturas em queda

As cidades localizadas no Cariri da Paraíba poderão marcar mínimas de 17ºC na madrugada desta sexta-feira (10). A previsão feita pela Aesa também espera que os termômetros cheguem aos 18ºC nos municípios do Brejo. Já a temperatura mínima no Litoral será de 22ºC.

Os termômetros devem continuar registrando baixas temperaturas gradativamente até o mês de agosto, quando são registradas as menores na Paraíba.

“Elas geralmente ocorrem no Cariri, Curimataú e Sertão, regiões que possuem uma amplitude térmica bastante elevada, ou seja, uma variação grande da temperatura. No Cariri, por exemplo, podemos ter registros de 12ºC durante a madrugada e 30ºC no começo da tarde” explicou a meteorologista Carmem Becker.

Com a tendência de maior concentração de nuvens de chuva neste mês de junho no Litoral e Agreste, a previsão é de que a máxima fique em torno dos 30ºC. “É esperada uma temperatura mais amena, em torno de 2ºC abaixo das registradas no mês abril. No Brejo, a máxima deve ficar em torno dos 27ºC”, destacou Carmem.

Previsão

Entre a tarde desta quinta-feira (9) e a manhã desta sexta-feira (10) a previsão é de céu nublado com chuvas a qualquer hora no Litoral, Brejo e Agreste. No Sertão e Alto Sertão, céu parcialmente nublado e poderão ocorrer chuvas pontuais.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.