Início Geral

Júpiter pode ser observado no céu de João Pessoa neste domingo

O planeta júpiter pode ser visto no céu da cidade de João Pessoa neste domingo (27) dentro do projeto Venha Ver o Céu que acontece todos os domingos na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. As observações são nos jardins da casa de 18h às 19h. A entrada é aberta ao público de todas as idades. Lembrando que as observações planetárias com as lunetas da casa dependem das boas condições do clima no dia.

Leia mais entretenimento do Portal Correio

O professor de astronomia da Estação Cabo Branco, Marcos Jerônimo, explicou que quando a lua está de crescente a cheia fica mais fácil a observação dos planetas júpiter, marte e saturno. As observações, de acordo com o professor, vão depender do período de visibilidade de cada um deles no céu.

Sobre Júpiter – A Discovery Fronteiras da Nasa explica no seu site (https://discoverynewfrontiers.nasa.gov) que júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa e é o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. Júpiter é um dos quatro gigantes gasosos, isto é, não é composto primariamente de matéria sólida.

Júpiter é observável a olho nu, com uma magnitude aparente máxima de -2,8, sendo no geral o quarto objeto mais brilhante no céu, depois do Sol, da Lua e de Vênus. Por vezes, Marte aparenta ser mais brilhante do que Júpiter. O planeta era conhecido por astrônomos de tempos antigos e era associado com as crenças mitológicas e religiosas de várias culturas. Os romanos nomearam o planeta de Júpiter, um deus de sua mitologia.

Marcos Jerônimo Roque Barreto é geógrafo formado pela UFPB, é astrônomo amador há 46 anos. É diretor técnico-científico da Associação Paraibana de Astronomia (APA). Tem especialização em Direito Ambiental (ex-Faculdade Francisco Mascarenhas, atual FIP), em Ensino de Astronomia (Universidade Cruzeiro do Sul – SP) e é coordenador do Laboratório de Astronomia da ECB.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.