Início Entretenimento

Júpiter poderá ser observado na Estação Cabo Branco neste domingo

O maior planeta do sistema solar, Júpiter, poderá ser observado neste domingo (10), de 18h às 19h, pelas lunetas do laboratório de astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita para todas as idades. A observação astronômica será conduzida pelo professor de astronomia educativa da Estação Cabo Branco, Marcos Jerônimo, que lembra ao público que a observação planetária depende muito da boa visibilidade do céu no dia.

A National Aeronautics and Space Administration (Nasa), em sua página oficial, informou recentemente que, embora o planeta seja grande o suficiente para caber três Terras, a grande mancha vermelha existente em Júpiter vem encolhendo há um século e meio. De acordo com os cientistas, não se sabe ao certo de quanto tempo a tempestade continuará a contrair ou se desaparecerá por completo.

O quinto planeta mais distante do Sol e o mais massivo de nosso sistema solar, Júpiter tem uma longa história que surpreende os cientistas, desde 1610, quando Galileu Galilei encontrou as primeiras luas além da Terra. Essa descoberta mudou a maneira como vemos o universo. Júpiter gira uma vez a cada 10 horas (um dia jupiteriano), mas leva cerca de 12 anos terrestres para completar uma órbita do Sol (um ano jupiteriano).

Asteroide Day

Já no dia 30 de junho (sábado), em comemoração ao dia do asteroide, comemorado em todo mundo, haverá, na Estação Cabo Branco, palestras sobre a existência de asteroides no espaço. Após as palestras, acontecerá a observação com lunetas e telescópios nos jardins da Estação Cabo Branco. A atividade será das 15h às 17h, com o professor Marcos Jerônimo e o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA). A entrada é gratuita.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.