Moeda: Clima: Marés:

Juristas se unem e fundam Academia Paraibana de Direito que será lançada nesta quarta

Presente como membro fundadora da Academia, a advogada Liliane Targino destacou que a fundação da APD é um momento ímpar
Juristas se unem e fundam Academia Paraibana de Direito que será lançada amanhã (Foto: Divulgação)

A Academia Paraibana de Direito (APD) já é uma realidade e será lançada amanhã (29/05) na Assembleia Legislativa da Paraíba. O lançamento acontecerá logo após a entrega da Medalha do Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity ao advogado Ricardo Bezerra, a partir das 14h, no plenário da Casa.

Criada no último dia 13 de maio, a Academia Paraibana de Direito é fruto de uma articulação feita pelo advogado e professor universitário Boisbaudran Imperiano junto a colegas paraibanos e de outros Estados. “A ideia era reunir alguns juristas que possuem produções acadêmicas muitas vezes desconhecidas do meio e pela mídia”, explicou.

Segundo Imperiano, que assume a Presidência da APD como membro fundador, o dia da libertação da escravatura, não foi uma data escolhida por acaso para fundar a Academia. “Queremos simbolizar, com isso, que ela surge libertária. Liberdade dos acadêmicos escreverem e colocarem seus pensamentos sem política partidária e sem ideologias na construção das ciências jurídicas”.

Segundo o vice-presidente da APD, advogado e professor universitário Josinaldo Malaquias, a Academia chega para lutar pela liberdade em todos os aspectos dando ênfase à insubmissão da função do jurista. “Vamos lutar também contra a exclusão, preconceitos de raça, gênero, contra a pobreza, então, ela tem esse aspecto de ser ponto de reflexão em relação a esses temas que são palpitantes e norteiam a sociedade brasileira”.

Presente como membro fundadora da Academia, a advogada Liliane Targino destacou que a fundação da APD é um momento ímpar. “Os advogados poderão participar de forma livre, espontânea, produzindo as temáticas relativas ao direito, levando à sapiência, a parte metodológica do direito para o cidadão. Ela vai ultrapassar os limites de uma academia com apenas um assento de uma cadeira”.

Para a advogada Glória Virgínio, participar da fundação da APD é uma responsabilidade e uma honra. “A finalidade é produzir a cultura jurídica de forma interdisciplinar sempre em observância aos princípios constitucionais. Vamos incentivar a produção literária e jurídica”.

Lançamento na ALPB

A homenagem que o advogado Ricardo Bezerra vai receber nesta quarta-feira, dia 29, na Assembleia Legislativa foi o momento escolhido pelos membros da Academia Paraibana de Direito para o lançamento da mesma. O homenageado, que também integra a APD, receberá a Medalha do Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity a partir das 14h, seguido de lançamento de livro de sua autoria.

“Vamos aproveitar esse momento de alegria e anunciar a criação da nova Academia”, avisou Boisbaudran Imperiano, informando que alguns convidados nacionais já confirmaram presença na homenagem a Ricardo Bezerra, seguida do lançamento da obra dele e da APD.

O lançamento será prestigiado pelo Presidente da Academia Brasileira de Direito Fábio Capilé; pelo Presidente do Colégio de Presidente das Academias Jurídicas do Brasil Roberto Victor Ribeiro; pelo Presidente do Instituto Sílvio Meira, jurista André Malcher Meira; entre outros convidados do meio jurídico e presidentes de Academias de outros Estados brasileiros.

Este conteúdo é de responsabilidade da Academia Paraibana de Direito (APD)

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.