Início Notícias

Justiça nega liminar que pedia fim do curso ‘Golpe de 2016’ na UFPB

A 2ª Vara da Justiça Federal na Paraíba negou liminar que pleiteava suspensão do curso de extensão intitulado ‘O golpe de 2016 e as perspectivas da democracia no Brasil’ ofertado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O autor da ação alegou que, além da UFPB oferecer um curso gratuito que utiliza recursos econômicos e pessoal da própria instituição, a extensão também teria o intuito de promover interesses privados e político-partidários por meio de recursos da academia.

O procurador da República Antônio Edílio Magalhães Teixeira considerou que não há indícios de ato lesivo ao patrimônio público que justifique o pedido da liminar, como também não há evidências de que o curso tenha intenções nitidamente partidárias.

“Ainda que possa ter alguma vertente de propaganda de cunho ideológico, a questão abordada vai além dessa perspectiva, adentrando o campo do interesse político em sua dimensão ampla, bem como a ambiência social e histórica”, afirmou o procurador.

Segundo o MPF, se aceito, o pedido de liminar significaria elevado risco de o Judiciário interferir “em searas que devem ser, por natureza, livres e amplas”, limitando, dessa forma, “o debate acadêmico acerca de questões sociais e políticas latentes; a da livre expressão do pensamento e da liberdade de discussão pública de assuntos públicos; a da autonomia didática e acadêmica das universidades”.

Comentários

  • Juba disse:

    Infelizmente, nossas universidades públicas estão impregnadas de um único pensamento ideológico: o marxismo cultural e suas ramificações.

  • XXX disse:

    O FATO é que, legalmente, não houve nenhum golpe, tanto que o impeachment foi conduzinho pelo presidente do Supremo. Professores/reitores esquerdistas tem o direito de achar que foi golpe mas não de criar uma disciplina para ensinar algo baseado eu suas opiniões, não em fato. Infelizmente nossas universidades estão dominadas por trogloditas esquerdistas que ganham nosso dinheiro apenas para passar suas ideias jurássicas para nossos jovens.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.