Moeda: Clima: Marés:
Início Interior

Laudo aponta risco de novo rompimento em barragem de Pocinhos, no Agreste paraibano

Promotoria de Justiça deu até 48 horas para que Município informe medidas adotadas para evitar repetição de rompimento ocorrido em maio deste ano
Barragem Pocinhos
(Foto: Divulgação/MPPB)

Um laudo emitido pelo 2º Batalhão de Corpo de Bombeiros aponta risco de um novo rompimento nos tanques do reservatório da cidade de Pocinhos, no Agreste paraibano. A Promotoria de Justiça deu até 48 horas para que o Município informe sobre as medidas adotadas para evitar a repetição do ocorrido em maio deste ano, quando a barragem rompeu durante chuvas e deixou pessoas feridas.

O relatório, recebido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), recomenda uma inspeção especializada e um plano de evacuação e alarmes para garantir a segurança dos moradores da localidade.

Na época do acidente, a Promotoria de Justiça oficiou a Prefeitura de Pocinhos, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a Superintendência do Meio Ambiente (Sudema), dentre outros órgãos, para que informassem sobre os riscos e as providências tomadas para o atendimento à população vitimada.

“A Procuradoria-Geral do Município informou que os motivos que motivaram o rompimento do reservatório da localidade no Cajueiro ainda estavam sendo investigados e que o Município estava prestando assistência às famílias prejudicadas pelo desastre. A Vigilância Sanitária Municipal disse que visitou os tanques e arredores, verificando que foi realizada a remoção dos destroços e que os tanques que restaram possuíam uma pequena quantidade de água. Outros órgãos também se pronunciaram, mas foi o laudo do Corpo de Bombeiros que nos preocupou mais, inclusive, o órgão desaconselhou a utilização do local para quaisquer fins sem um laudo técnico do profissional competente. É muito importante que as famílias sejam alertadas desse risco e que as medidas para evitar um novo desastre sejam tomadas imediatamente”, disse a promotora de Justiça Fabiana Mueller.

Palavras Chave

Interior
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.