Início Geral

Levantamento aponta que 31,9% das escolas municipais da Capital registraram aumento do Ideb

As escolas municipais de João Pessoa apresentam significativas melhoras na qualidade do ensino. Isso é o que mostra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, do Ministério da Educação. De acordo com o levantamento, feito em 69 escolas, 31,9% delas registraram aumento no Ideb, índice que avalia o aprendizado de português e matemática e é o principal indicador de qualidade da educação brasileira.

Leia mais Notícias no Portal Correio

E um indicador maior do que 6, equivalente ao dos países desenvolvidos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi verificado em 2,9% das escolas. O alerta fica para 14,5% das instituições que deixaram de apresentar melhoras no Ideb. Ou seja, não atingiram a meta, não cresceram e não atingiram o Ideb 6, precisando melhorar sua situação para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado.

Os dados estão disponíveis no site QEdu (www.qedu.org.br), um portal aberto e gratuito que disponibiliza dados oficiais educacionais. As informações permitem traçar um panorama do ensino público de cada região do país, além de verificar o desempenho de cada escola do município.

O Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade da educação brasileira. Ele é formado de dois componentes, o aprendizado em português e matemática e o fluxo escolar. A cada dois anos, o Brasil e cada escola, município e estado conhecem o seu Ideb e podem compará-lo com as metas individuais que devem atingir até 2021. O objetivo é que, em conjunto, o país alcance o Ideb 6.0 para os anos iniciais do ensino fundamental.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.