Mobilidade

Violência contra mulher

Dia Mundial da Água

TV Correio

Liberada vazão de água de Boqueirão para Acauã; vídeo

Expectativa é que Acauã vai receber 4,8 milhões de metros cúbicos (m³) de água do açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão

1183
4
COMPARTILHE

O açude de Argemiro de Figueiredo, conhecido como Acauã, que fica no município de Itatuba, Agreste paraibano, a 122 quilômetros de João Pessoa, deve começar a receber nos próximos dias água vinda do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão. Isso vai ocorrer após o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), abrir nesta quinta-feira (22) as comportas do manancial para que a água siga para Acauã.

A abertura da comporta de Boqueirão foi autorizada pela (ANA) – Agência Nacional das Águas, no último dia 7. A descarga autorizada é de 4,8 m³ do açude Epitácio Pessoa e pode ser praticada até o dia 30 de junho. A Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) foi quem solicitou o um pedido à ANA.

Conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Acauã tem capacidade para armazenar 253 milhões m³, mas conta apenas com 9.372.497 milhões m³, o que corresponde a 3,70%.

COMENTÁRIOS

  1. Com a suspensão por 4 meses da transposição, mais a abertura das comportas, o açude de boqueirão não tira esse ano sem racionamentos para a região de Campina Grande e região. Ou seja, mais uma vez Campina Grande é penalizada.

    • Engenheiro, nos mostra seu embasamento técnico, por favor. Vazão de entrada e saída, evaporação, infiltração. Dados. Mais um doutor em especulação…

  2. Em todos os sites de notícias é citado vazão de 4,8 metros cúbicos, mas não diz o tempo. Acredito que seja por segundo, embora seja mais que o dobro do que vem entrando em Boqueirão. A sorte é que choveu bem nas cabaceiras do Rio Paraíba na região de Monteiro, Sumé Taperoá, assunção, etc o que vai contribuir para a chegada de mais água a Boqueirão.

  3. Em todos os sites de notícias é citado vazão de 4,8 metros cúbicos, mas não diz o tempo. Acredito que seja por segundo, embora seja mais que o dobro do que vem entrando em Boqueirão. A sorte é que choveu bem nas cabeceiras do Rio Paraíba na região de Monteiro, Sumé Taperoá, assunção, etc o que vai contribuir para a chegada de mais água a Boqueirão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas