Moeda: Clima: Marés:
Início Literatura

Livro-reportagem sobre a barbárie de Queimadas será lançado nesta quarta-feira (23)

Izabella Pajuçara e Michelle Domingos, vítimas que foram estupradas e mortas (Foto: Reprodução / Divulgação)

O livro investigativo intitulado “Era apenas um presente para o meu irmão – A barbárie de Queimadas,” de Bruno Ribeiro, será lançado nesta quarta-feira (23), às 19h, na Livraria A União em João Pessoa.

A obra trata do estupro coletivo e homicídio de duas mulheres, que abalou a cidade de Queimadas, Paraíba, em 2012. O autor, Bruno Ribeiro, foi agraciado com o Prêmio Todavia de Não-Ficção em 2020 por esse livro.

A “Barbárie de Queimadas” é como ficou conhecido o estupro coletivo seguido de morte da professora Izabella Pajuçara, 27 anos, e a recepcionista Michele Domingos, 29 anos, que aconteceu em Queimadas, localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, estado da Paraíba .

Bruno Ribeiro entrevistou mais de 100 pessoas para recontar essa história, não apenas para reconstruir o crime, mas também para compreender os seus impactos e efeitos. Ao dar voz às vítimas, familiares, moradores locais, policiais e investigadores, o autor apresenta um relato doloroso que também aborda justiça e solidariedade.

Chegar ao resultado final, após um denso processo de levantamento das informações e entrevistas, não foi fácil. Bruno conta que “a apuração começou no dia 17 de janeiro de 2019. A partir dali a escrita se iniciou também. A priori seria um roteiro audiovisual de ficção, mas conhecer a história real de perto me inquietou a tal ponto que decidi escrever um livro-reportagem. O processo foi árduo”. Por outro lado, ressalta que suas expectativas são as melhores possíveis. “O livro demorou a sair, pois essas questões de publicações levam tempo mesmo. Então, estou bem ansioso para que esta obra caia na mão dos leitores”, acrescenta.

Bruno Ribeiro é um autor com diversos livros publicados. Ele estará presente na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, de 1 a 10 de setembro. Além de suas realizações literárias, ele é mestre em Escrita Criativa pela Universidad de Tres de Febrero em Buenos Aires. Seu trabalho inclui títulos como “Glitter” (Moinhos, 2019), “Como Usar um Pesadelo” (Caos e Letras, 2020), “Porco de Raça” (Darkside Books, 2021) e o ainda não lançado “O Dono e o Mal” (Alfaguara). Ele também foi premiado com o Brasil em Prosa e o Machado DarkSide Books, além de ter sido finalista do Prêmio Jabuti.

O lançamento vai contar com bate-papo com a jornalista Tatyana Valéria, do Paraíba Feminina e repórter do jornal A União. Taty participou do livro e fará a apresentação da obra, que estará à venda no evento de lançamento e continuará disponível na Livraria A União.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.