Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Lucélio quer transparência para combater corrupção

O pré-candidato ao Governo do Estado pelo PV, Lucélio Cartaxo, foi o 5º e último sabatinado na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba (OAB-PB), que por meio da Comissão de Direito Eleitoral e Parlamentar, realizou um ciclo de debates durante essa semana com todos os postulantes ao cargo de governador da Paraíba.

Lucélio disse durante a sabatina que irá apostar na transparência pública para combater a corrupção em seu governo, caso seja eleito no pleito deste ano. Ele usou como exemplo, e deve seguir os mesmos passos, da gestão de seu irmão Luciano Cartaxo (PV), prefeito de João Pessoa.

Segurança. Para o pré-candidato, está faltando investimento na área. Ele criticou a redução do efetivo policial, acrescentando que são necessários, ao menos, 18 mil policiais em todo o estado. Lucélio acredita, ainda, que é preciso investir no policiamento preventivo com vídeo-monitoramento, além da valorização de pessoal.

Piso salarial dos advogados. Lucélio disse que vai valorizar a advocacia pública e prometeu dialogar com a OAB para encontrar uma solução para definir a questão do piso salarial. Dentro do tema, ele destacou o avanço para os procuradores de João Pessoa, que tiveram a criação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e um ganho salarial. Lembrou que, em cinco anos, os procuradores saíram de um salário de R$ 4 mil para R$ 13 mil.

Extinção de comarcas. Para o pré-candidato do PV, a Justiça precisa estar perto da população. E, com a extinção de comarcas na Paraíba, está acontecendo o caminho inverso. Segundo ele, esse distanciamento só prejudica o cidadão. “A missão dos entes públicos é estar próximo à população”, disse.

Infraestrutura. Parceria com os 223 municípios é o caminho para melhorar a insfraestrutura em todo o estado. Ele acredita que esse tema é essencial porque interfere diretamente na vida das pessoas e que a parceria ajudará nos locais onde a gestão tem dificuldades de investir na área.

Educação. Lucélio ressaltou que, nesse setor, é fundamental investir na educação infantil. Ele, mais uma vez, citou avanços ocorridos em João Pessoa e defendeu investimentos em creches e escolas em tempo integral com estrutura. Também citou a necessidade de investir na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Defensoria pública. Ele prometeu uma relação diferente da que atualmente está acontecendo e que manterá uma relação de respeito. Assegurou também respeitar de forma integral o repasse do duodécimo. “O governo não pode meter a mão no orçamento destinado aos órgãos”, falou.

Política. Sobre a formação completa da chapa, Lucélio desconversou quando o assunto foi a inserção do nome de Maísa Cartaxo como suplente de senador. Ele lembrou que a escolha é algo muito particular. Garantiu que já tem parceria de oito partidos e que pretende chegar ao dez ou onze.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.