Início Geral

Luiz Couto integra comitiva que representa Congresso na missa de canoniza??o de Anchieta

O deputado federal Luiz Couto (PT) está em Roma (Itália). Ele e mais dois parlamentares brasileiros representarão o Congresso Nacional na missa em Ação de Graças pela canonização do padre José de Anchieta. Couto, que é vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas no Brasil, quer aproveitar a oportunidade para tratar com o papa Francisco sobre esse tipo de crime, que vem sendo abordado na Campanha da Fraternidade deste ano.

A missa em Ação de Graças pela canonização do padre José de Anchieta, que será celebrada no Vaticano pelo papa Francisco na Igreja de Santo Inácio de Loyola, nesta quinta-feira (24), às 18h (14h no horário de Brasília).

A Campanha da Fraternidade tem como tema ‘Fraternidade e Tráfico Humano’ e lema ‘É para liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1).

O vice-presidente Michel Temer,a pedido da presidenta Dilma Rousseff, vai representar o governo brasileiro na missa em homenagem à canonização do padre José de Anchieta.

Na Câmara, além da CPI do Tráfico de Pessoas, o deputado paraibano Luiz Couto é 1º vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM).

Decreto de canonização

O papa Francisco assinou o decreto de canonização do beato José de Anchieta no dia 3 de abril. O padre nasceu em 1534, na Espanha, e quando se tornou jesuíta veio para o Brasil, em 1553, como missionário, participando da fundação da cidade de São Paulo com outros jesuítas. Chamado de “apóstolo do Brasil”, Anchieta é considerado pela Igreja um exemplo de evangelização. Foi beatificado pelo papa João Paulo II em 1980.

O processo de canonização foi aberto há mais de 400 anos e, segundo o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, sua demora está ligada a uma “campanha de difamação”, feita contra a Ordem dos Jesuítas. Está prevista para 4 de maio, durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, a celebração de outra missa em ação de graças pela canonização do beato no Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida (SP).

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.