Início Geral

Lula virou problemão

Foram tantos os que saíram às ruas e tal o entusiasmo dos que lotaram as dependências da Câmara dos Deputados em 1° de janeiro de 2003, que o presidente que tomava posse chegou a apelar por respeito ao protocolo, porque as manifestações de apoio não permitiam o andamento normal da sessão.

Luiz Inácio Lula da Silva era o filho do povo chegando ao poder. Nele estavam depositadas as esperanças de um futuro melhor.

O Lula nomeado para ser uma espécie de primeiro ministro do governo, continua atraindo as atenções, mas só que agora tão negativas que ao invés de ajudar a salvar o mandato da sua aliada, a presidente Dilma, pode fazer o contrário.

Protagonista em quatro investigações – a Lava Jato, a do tráfico de influência do MPF do Distrito Federal, o caso Triplex do Guarujá (MP de São Paulo) e a Zelotes, sobre venda de MPs – Lula foi grampeado pela Polícia Federal, com autorização judicial. Por isso, uma ligação da presidente Dilma para ele foi gravada e o diálogoconfirma que a nomeação foi combinada para garantir ao ex-presidente imunidade contra a Lava Jato e o juiz Sérgio Moro, ou tentativa de obstrução da Justiça.

Essa e outras gravações da 24ª operação da Lava Jato,tiveram sigilo levantado pelo juiz Sérgio Moro pouco antes da publicação da nomeação de Lula. Em outro áudio, Lula diz que as cortes superiores e o Congresso estão acovardados. Também há indicação de tentativa de influenciar ministros do STF como Rosa Weber e seu presidente, Ricardo Lewandowski.

Antes mesmo da liberação dos áudios, já havia mobilização nas redes sociais contra a nomeação de Lula.Em Brasília, teveprotesto barulhento em frente ao Palácio do Planalto, que foi cercado pela Guarda Presidencial. Também foi significativo na avenida Paulista, em São Paulo. Nas duas cidades o grito era um só. O mesmo que foi repetido por deputados que estavam no plenário da Câmara Federal: “Renúncia Já!”.

Se antes dessa nomeação a situação de Dilma era grave, agora é gravíssima. Lula, que seria a solução, virou um problemão.

Torpedo

“Milhões de reais já foram repatriados e devolvidos aos cofres saqueados da maior estatal do País.Sérgio Moro é uma autoridade que representa os brasileiros indignados, que conseguiu resgatar o espírito civico e renovar as esperanças de dias melhores”.

Do deputado Artur Filho (PRTB), autor do voto de aplausos ao juiz Sérgio Moro, aprovado por unanimidade pela Assembleia.

Reação forte

Em vários bairros de João Pessoa houve panelaço e buzinaço ontem à noite. Nos apartamentos, luzes piscavam e eram ouvidos gritos de “Fora PT” e “Fora Dilma”. Em Manaíra eram ouvidos fogos de artifícios.

Desrespeito

O presidente do PSDB, Ruy Carneiro considerou a nomeação de Lula como “afronta”. “Todos os brasileiros sabem que o motivo do ex-presidente aceitar o cargo é apenas para obter o foro privilegiado”.

Alivio

Ricardo Coutinho participou da reunião de governadores com o ministro Nelson Barbosa (Fazenda), que detalhou o Plano de Auxilio aos Estados, que prevê alongamento de suas dívidas e redução das prestações em 40%.

Alívio 2

Ricardo elogiou a iniciativa do Ministro. Com prestações mais baixas, sobraria mais dinheiro no caixa do Estado, tanto para custeio como para investimentos. Mas, depende doCongresso. Agora parece impossível.

Zigue-Zague

Maioria dos ministros do STF rejeita recursos da Câmara dos Deputados contra rito do impeachment. Deputados vão eleger hoje nova comissão processante.

O PRB decidiu, por unanimidade dos seus 21 deputados federais, desembarcar do governo Dilma. Vai entregar hoje o Ministério dos Transportes.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.