A Polícia Civil da Paraíba cumpre, nesta quinta-feira (28), em Campina Grande, três mandados de busca e apreensão relativos à 4ª fase da Operação Luz na Infância, que acontece em 26 estados e no Distrito Federal para identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. Em todo o Brasil, são cumpridos 266 mandados judiciais.
Em Campina Grande, foram cumpridos mandados de buscas em imóveis pertencentes a um mesmo investigado, no bairro da Prata. Segundo informações apuradas pela TV Correio, a Polícia Civil apreendeu computadores e material relativo à pedofilia com o suspeito, que recebeu voz de prisão e foi conduzido à Central de Polícia.
As informações acerca dos alvos da Luz na Infância foram coletadas em ambiente digital. Eles foram identificados pela equipe do Laboratório de Inteligência Cibernética da Secretaria de Operações Integradas. Houve também colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em Brasília, oferecendo cursos e capacitações que subsidiaram as quatro fases da operação.
A pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de um a quatro anos de prisão. Para quem produz, a punição vai de quatro a oito anos de prisão. Já pelo compartilhamento de material relacionado a exploração sexual de menores, pode ser aplicada pena de três a seis anos de prisão.