Moeda: Clima: Marés:
Início Policial

Maio tem menor registro de assassinatos desde 2010 na Paraíba e redução acumulada do ano é de 21%

Dados da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) baseiam-se no relatório do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace)
Foto: Pixabay

No mês de maio deste ano, a segurança pública na Paraíba alcançou um marco na redução de crimes contra a vida. O estado registrou o menor número mensal de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, de toda a série histórica monitorada pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace), desde janeiro de 2010.

Até então, o mês com a menor quantidade de CVLI no Estado era o de julho de 2019, com 66 casos. Uma redução significativa de 40% nos casos absolutos foi observada, com 59 ocorrências no período, em comparação as 98 registradas em maio de 2022. Os dados da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) baseiam-se no relatório do Nace.

Os resultados positivos não se restringem apenas ao mês de maio, mas também abrangem os primeiros cinco meses de 2023. Nesse período, uma queda de 21% nos crimes contra a vida foi constatada no território paraibano em relação ao mesmo período do ano anterior. O número de ocorrências reduziu para 376, em contraste com as 475 registradas no mesmo intervalo de tempo em 2022.

De janeiro a maio, houve redução de 24% no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) contra vítimas do sexo feminino, em relação a maio de 2022, com um total de 25 casos registrados, em contraposição aos 33 ocorridos anteriormente. Além disso, os casos de feminicídios também apresentaram uma redução de 7%.

Dentre as 24 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), 16 delas apresentam uma notável redução nos índices de crimes contra a vida durante o período de janeiro a maio deste ano. Destacam-se a 15ª AISP, que registrou uma queda expressiva de 40 ocorrências em relação ao mesmo período anterior, e a cidade de Patos, onde foi registrada uma redução de 30 ocorrências de CVLI.

Também nos cinco primeiros meses do ano, houve redução expressiva de 20% nas ocorrências de Crimes Violentos Patrimoniais (CVP). Adicionalmente, observou-se uma diminuição significativa de 73% nos Crimes Contra Instituições Bancárias, com quatro casos registrados, em comparação aos 15 ocorridos nos cinco primeiros meses de 2022. Destacou-se também uma redução de 5% nos casos de roubos e furtos de veículos e de 20% nos roubos de motocicletas de janeiro a abril. Vale ressaltar que durante esse período foram recuperados e devolvidos aos proprietários um total de 1.438 veículos que haviam sido roubados ou furtados.

Palavras Chave

Policial
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.